Agenda Bahia realiza último fórum sobre indústria

Postado em 13/10/2016 12:13
Baixa produtividade da indústria é entrave ao crescimento do paísArquivo Agência Brasil

Evento realizado pelo Crea e IPB será realizado no dia 20 de outubro, das 8 às 18h, no auditório do Conselho

A Engenharia como Propulsora do Avanço Econômico e Social. Este é o tema o terceiro e último Fórum da Agenda de Desenvolvimento Bahia, que será realizada no dia 20 de outubro, das 8 às 18 h, e homenageia o engenheiro civil, industrial, químico e tecnologista, Carlos Espinheira de Sá. O evento é promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) e pelo Instituto Politécnico da Bahia (IPB).

O fórum gratuito será realizado no auditório do Crea-BA e contará com as palestras: “Fatores de Competitividade do Setor Metalúrgico e Siderúrgico no Brasil (Case da Paranapanema S. A.)”, ministrada pelo diretor industrial da empresa, Antônio Carlos da Rosa Pereira; “O Setor de Papel e Celulose na Bahia: Mitos, Avanços e Oportunidades”, proferida pelo consultor sênior da Suzano, Jorge Emanuel Reis Cajazeiras; “A Nova Indústria está Adotando Tipos de Inovação para Transformar o Cenário Automotivo e de Mobilidade”, apresentada pelo Diretor de Gerenciamento de Programas da Ford América do Sul, Milton Lubraico; e “Energia Eólica na Bahia”,tema que será exposto pelos diretores de Inovação da Tecsis, Phillips Lemos e da WindCom, Paulo Cerqueira Garcia.

O evento é o terceiro promovido pela Agenda de Desenvolvimento Bahia, iniciada em 12 de maio, com a realização do Fórum Vasco Azevedo Neto. Na ocasião, foram discutidas a estrutura portuária no estado da Bahia e os impactos da falta de planejamento em mobilidade urbana em nossas cidades. O segundo encontro foi o Fórum José Walter Bautista Vidal, realizado em 29 de julho na Escola Politécnica da Ufba, que abordou Energia, Desenvolvimento e Sustentabilidade.

Para o presidente do Crea-BA, engenheiro mecânico Marco Amigo, a parceria com o IPB, entidade precursora do sistema Confea/Crea, foi acertada. “É uma satisfação para o Crea contribuir para a realização destes eventos. Estamos cumprindo o nosso papel, fazendo com que as discussões sobre tecnologia e inovação transcendam os profissionais e atinjam a sociedade”, ressalta.

Carlos Espinheira de Sá – Nascido em Salvador e Formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, na turma de 1937, começou a lecionar em 1946 no Curso de Engenharia Química da Ufba, onde passou a ser Chefe de Departamento em 1948, sendo o principal responsável pelo aperfeiçoamento do curso. Carlos Sá viajou e participou de importantes congressos internacionais na França e em Genebra, impondo-se como pioneiro em assuntos relacionados à obtenção de urânio e a aplicação pacífica da Energia Atômica. O engenheiro também fundou o Instituto de Pesquisa Tecnológica da Ufba, sendo superintendente de 1961 a 1966.

Veja a programação

Agenda Bahia de Desenvolvimento
A Engenharia como Propulsora do Desenvolvimento do Avanço Econômico e Social
III Fórum Carlos Espinheira de Sá
20/10/2016
Auditório do Crea-BA
8 às 12h e das 14 às 18h

8h30 – Abertura

8h30 às 9h20 – Fatores de Competitividade do Setor Metalúrgico e Siderúrgico no Brasil (Case da Paranapanema S. A.).
Palestrante: Antônio Carlos da Rosa Pereira – Diretor Industrial da Paranapanema S. A. da Bahia.
9h25 às 10h15 – O Setor de Papel e Celulose na Bahia: Mitos, Avanços e Oportunidades.
Palestrante: Jorge Emanuel Reis Cajazeira – Consultor Sênior para Relações Institucionais da Suzano Papel e Celulose e Presidente do Sindicato das Indústrias de Papel e Celulose do Estado da Bahia.

10h15 às 10h30 – Intervalo (coffee break).

10h30 às 11h30 – Mesa-redonda –
Debatedor: Adary Oliveira – Administrador da LTA Consultoria Empresarial Ltda.
Moderador: Abel Ribeiro de Jesus – Professor Associado I da Universidade Federal da Bahia.

11h30 às 12h30 – Espaço para perguntas.

Intervalo para o almoço

14h às 14h50 – A Nova Indústria está Adotando Tipos de Inovação para Transformar o Cenário Automotivo e de Mobilidade.
Palestrante: Milton Lubraico – Diretor de Gerenciamento de Programas da Ford América do Sul.

14h55 às 15h25 – Energia Eólica na Bahia.
Palestrante: Phillips Lemos – Diretor deInovação Tecsis.
Palestrante: Paulo Cerqueira Garcia – Diretor WindCom .
Palestrante: José Eduardo R. Camps – Diretor de Operações de Manufatura GE Rewable – On Shore WIND

15h25 às 15h40 – Intervalo (coffee break).

15h40 às 16h30 – Mesa-redonda
Debatedor: Paulo Roberto Britto Guimarães – Superintendente de Desenvolvimento Econômico da Secretaria da Indústria,Comércio e Mineração do Estado da Bahia.
Moderador: Geraldo Queiroz – Professor Associado IV e Coordenador do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal da Bahia.

16h30 às 17h30 – Espaço para Perguntas.

17h30 às 18h – Encerramento.

Inscrições gratuitas: 71 3453-8942/ pec@creaba.org.br

Comentários: