Anistia Internacional busca prevenir violação de direitos humanos na Rio 2016

Postado em 27/07/2016 3:06
anistia internacional

A Anistia Internacional entregou nesta quarta-feira (27) uma petição global com mais de 120 mil assinaturas que pressionam autoridades do Comitê Organizador da Olimpíada Rio 2016 e os governos estadual e federal a prevenir violações de direitos humanos pelas forças de segurança no contexto dos Jogos Olímpicos.

 

A pesquisadora da Anistia Internacional na área de segurança pública Renata Neder explicou que o objetivo do ato foi chamar atenção para o aumento da violência policial com a aproximação da Olimpíada no Rio de Janeiro.
O diretor executivo da Anistia Internacional no Brasil, Átila Roque, ressaltou que o protesto é contra a estratégia da política de segurança na cidade, que, segundo ele, é ancorada numa perspectiva de guerra.

 

Segundo dados do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, apenas em maio de 2016, 40 pessoas foram mortas pela polícia na cidade, um aumento de 135% em relação ao mesmo período em 2015.

 

Até o fechamento dessa reportagem, a assessoria de imprensa do Comitê informou que não recebeu oficialmente nenhum documento da Anistia Internacional.

ebc

Comentários: