Colorado elege primeiro governador americano abertamente gay

Postado em 07/11/2018 6:27

O atual deputado democrata Jared Polis foi eleito, durante o pleito realizado nos Estados Unidos nesta terça-feira (7), o próximo governador do Colorado — tornando-se o o primeiro homem abertamente homossexual a vencer a disputa para um governo estadual, segundo projeções da rede de notícias CNN.

Polis será o sucessor do democrata John Hickenlooper. Ele concorreu com o candidato republicano Walker Stapleton — que cumpre seu segundo mandato como tesoureiro estadual do Colorado.

A atual governadora do Oregon, a democrata Kate Brown, se identifica como bissexual e já era considerada a primeira pessoa abertamente LGBT a ser eleita para o governo de um estado. O ex-governador de Nova Jersey, Jim McGreevey, assumiu-se gay às vésperas de sair do cargo, no início dos anos 2000.

Polis foi um dos vários candidatos LGBT a concorrer como governador nas eleições de 2018, juntamente com Kate Brown em Oregon, com a democrata Christine Hallquist em Vermont e a democrata Lupe Valdez no Texas.

Anteriormente, Jared Polis já havia sido o primeiro homem abertamente gay a ser eleito deputado, no ano de 2008. Ele luta por causas como acesso universal à saúde pública, educação infantil gratuita e pela transição do Colorado para um estado com 100% de energia renovável.

R7

Comentários: