Consumo de fibras ajuda na perda de peso e diminui o inchaço

Postado em 11/08/2017 9:03
dieta

Cerca de 74% dos brasileiros não ingerem o mínimo de 25 gramas de fibra por dia. O nutriente pode ser encontrado em hortaliças, frutas, grãos e cereais e, além de não pesar na conta das calorias, ainda ajuda na perda de peso, pois em contato com os líquidos, as fibras do tipo solúvel viram um gel que ocupa espaço no estômago, fazendo com que a satisfação chegue mais rápido e com menos comida. Além disso, as fibras também reduzem a carga glicêmica da refeição, evitando picos de insulina, hormônio que colabora para os estoques de gordura.

 

De acordo com o site da revista Boa Forma, as fibras também auxiliam o funcionamento do intestino. Sem elas, o bolo fecal fica com menos volume e os movimentos do intestino quase não acontecem, causando a prisão de ventre, gases e estufamento. As pessoas que seguem uma dieta a base de proteína, que tem um baixo volume de frutas e legumes sofrem com esses problemas e por isso devem consumir vegetais em boas doses, além de beber mais água, para melhorar o trânsito intestinal.

 

As fibras também auxiliam o sono, segundo uma pesquisa recente. Elas diminuem a absorção de açúcares, que interferem no ciclo dos hormônios do sono, segundo os autores do estudo realizado na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. Esse nutriente é responsável também por eliminar toxinas e partículas de açúcar e gordura que se encontram no organismo, levando para o intestino, que elimina tudo nas fezes. O resultado é uma sensação de mais disposição e menos inchaço.

Bahia Notícias

Comentários: