De Sol a Sol: o ciclo de vida das baleias jubarte e tartarugas marinhas no Atlântico

Postado em 10/10/2018 9:55

Evento que comemora início da temporada de reprodução das tartarugas marinhas e despedida das baleias e seus filhotes acontece dias 12 e 13 de outubro, na Praia do Forte-BA

Os ciclos de vida se cruzam o tempo todo nos oceanos. A primavera é o momento de encontro das baleias jubarte com as tartarugas marinhas. As baleias se despedindo das águas quentes da Praia do Forte-BA, após terem seus filhotes, e as tartarugas começando a chegar para fazer ninhos e novas tartaruguinhas poderem seguir para o mar.

Para celebrar o encontro dessas espécies que precisam de proteção, o Projeto Tamar e o Projeto Baleia Jubarte, ambos patrocinados pela Petrobras e integrantes da Rede Biomar de Projetos de Conservação da Biodiversidade Marinha, fazem nos dias 12 e 13 de outubro um evento conjunto, com histórias de superação, resultados positivos recentes da conservação das baleias e tartarugas marinhas, com a presença de representantes dos Projetos, vídeos, palestras e apresentações musicais para a proteção dos oceanos.

Pesquisadores, produtores de conteúdo, jornalistas e artistas de todos os cantos participam desses dois dias de celebração e reflexões para o futuro da conservação marinha.

Programação

Dia 12/10, a partir das 16h00:

Cortejo das crianças, Tamarzinhos e Coral do Mar, tartarugueiros e suas bicicletas farão o trajeto do Projeto Tamar para a Praça da Alegria, onde ocorre uma apresentação no coreto e depois seguem de volta ao Tamar.

17h00: Retorno de tartaruga ao mar.

A partir das 19h00: Palestra, exibição de vídeos e apresentações musicais para a conservação dos oceanos com a participação ao vivo de:

Ana Mametto – Maviael Melo – Marcos Clement – Allan Amaral – Jorge Vercillo – Jazão – Edno Sá – Luciano Calazans – Yacoce Simões – Marcos Rossi – Jô Estrada.

Dia 13/10, a partir das 19h00:

Palestra, exibição de vídeos e apresentações musicais para a conservação dos oceanos com a participação ao vivo de:

Michaela Harisson – Ricardo Chaves – Duda Diamba – Taís Nader – Alexandre Leão – Marcos Rossi – Jô Estrada – Allan Amaral – Luciano Calazans – Marcos Clement – Maviael Melo – Ana Mametto – Yacoce Simões

Duas noites especiais para celebrar a conservação marinha!

Projeto Tamar começou em 1980 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. A Petrobras é a patrocinadora oficial do Tamar, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A Fundação Pró-Tamar é a principal executora das ações do PAN – Plano Nacional de Ação para a Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil do ICMBio/MMA. O Tamar trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 26 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Visite www.tamar.org.br

O Projeto Baleia Jubarte foi criado em 1988 para proteger a baleia jubarte na região do Banco dos Abrolhos, principal berçário da espécie em todo o Atlântico Sul Ocidental e desenvolver atividades socioeducativas com comunidades litorâneas da região, através da informação e educação ambiental. Posteriormente as ações se estenderam para o Norte da Bahia, onde foi fundada a segunda base do projeto, na Praia do Forte. Atualmente o Projeto Baleia Jubarte possui atuação sistemática na Bahia e Espírito Santo e pontual em outros pontos da costa, através de expedições e campanhas específicas. Com o patrocínio da Petrobras desde 1996, o Projeto Baleia Jubarte já conquistou muitos desafios e o principal deles foi o considerável aumento populacional dessa espécie, que em 2014 foi retirada da Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção. Visite www.baleiajubarte.org.br

#

SERVIÇO

Evento: De Sol a Sol – O Ciclo da Vida
Local: Espaço Cultural do Projeto TAMAR Praia do Forte, Mata de São João-BA
Data: Sexta-feira 12 e sábado 13 de outubro de 2018
Horário: a partir das 16h00 (sexta) e 19h00 (sábado)
Funcionamento: até 23h com atendimento de Bar e Restaurante do TAMAR
Ingressos: 50,00 (inteira) e 25,00 (meia)

Mais informações: Bilheteria (71) 3676-0321 / [email protected]mar.org.br

Comentários: