Entenda por que celular ao volante é um perigo constante

Postado em 10/11/2017 8:19
celular carro
Na volta do trabalho, há quem aproveite para postar algo rapidinho na timeline e não pense duas antes de enviar aquele áudio no grupo da família. Há quem dê aquela verificada nos e-mails, atualize conversas e curta as fotos publicadas pelos amigos. Isso não seria problema se a pessoa em questão não estivesse ao volante.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir usando fones conectados a aparelhagem sonora ou telefone celular é uma infração gravíssima, com pagamento de multa e pontos na carteira. Mas isso não é o bastante para inibir um grupo de motoristas superconectados.

Segundo dados da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), o celular ao volante é a terceira maior causa de mortes no trânsito. A partir de dados internacionais, a entidade concluiu que o motorista gasta entre 8 e 9 segundos para atender a uma chamada telefônica. A atitude aparentemente simples exige que o motorista localize  o aparelho, faça o desbloqueio e, por fim, atenda a ligação. Parece pouco, mas essa fração de segundos já suficiente para fazer um grande estrago e até mesmo tirar vidas. Quem é adepto das mensagens de texto sofre um risco ainda maior, pois o cálculo para responder uma mensagem básica gira em torno de 20 a 23 segundos. Isto significa que o motorista terá a sua atenção desviada por quase meio minuto.

Mas não pense que é um motorista ou outro que lança mão do aparelho celular durante o percurso. Uma pesquisa nacional realizada pela Arteris (empresa concessionária de rodovias no País) revela que mais da metade dos brasileiros admite usar celular ao volante para acessar aplicativos ou atender ligações urgentes.

O risco de acidentes aumenta em até 400%

Segundo o NHTSA (departamento de trânsito dos Estados Unidos), ao usar celular ao volante, o motorista eleva em até 400% o risco de acidente. Muitos especialistas acreditam que é até mais arriscado do que dirigir embriagado.

A atenção fica totalmente comprometida

Em pleno século 21, há muita gente que se encha de orgulho por desempenhar inúmeras atividades ao mesmo tempo. Porém, especialistas da área da saúde são categóricos ao afirmar que a capacidade de realizar tantas tarefas simultâneas é limitada. Dirigir exige total atenção, ao usar o celular você acaba desviando o foco da visão e da audição.

Perda da visão 360 graus

Sabe aquela visão 360 graus, resultado da combinação de retrovisores e vidros dianteiros? Ela fica limitada quando o celular é usado ao volante e aumenta bruscamente o número de colisões.

R7

Comentários: