Loja Brasil Original é inaugurada no Shopping Barra com peças do artesanato baiano

Postado em 14/11/2017 5:28
broriginal2017.Soraia_Carvalho_-_ASN_Bahia

Nesta segunda-feira, 13, foi inaugurada a Loja Brasil Original, no piso L3 Sul do Shopping Barra, em Salvador, uma parceria do Sebrae Bahia com o Sistema FAEB/SENAR, para divulgar e comercializar produtos do artesanato baiano. O showroom contém produtos feitos por mais de 60 artesãos de diferentes regiões, como Baía de Todos os Santos, Costa dos Coqueiros, Costa do Descobrimento, Costa do Dendê, Chapada Diamantina e Costa do Cacau.

Este é o terceiro ano como loja conceito, idealizada pelo Projeto Brasil Original do Sebrae, em parceria com a cadeia de turismo da instituição. Para unir o turismo e artesanato, foi montada uma vitrine que faz uma releitura de uma das festas populares mais famosas da Bahia, a Lavagem do Bonfim, conforme explicou a gestora estadual do projeto de artesanato do Sebrae Bahia, Tatiana Martins. “Começamos com um artesanato que faz referência à Igreja da Conceição da Praia, onde se inicia o cortejo, passando pela Igreja do Bonfim, com o cortejo das baianas, seguindo pela Cidade Baixa, Hospital Irmã Dulce, até a parte profana, ressaltada pelos instrumentos de percussão”, pontuou.

Para o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, esta é uma forma de valorizar o artesanato baiano e fortalecer os produtos das diversas regiões do estado. “Essa parceria com o Shopping Barra, especialmente nesse período de muitas vendas, que é o Natal, dá condições aos artesãos de Salvador e do interior do estado a expor seus produtos. Vamos tentar tornar essa iniciativa permanente, já que a economia criativa é, sem dúvida, um grande instrumento de trabalho da população da Bahia, em especial da Região Metropolitana de Salvador”, ressaltou o Khoury, durante o evento de inauguração da loja.

Inspiração

O showroom foi montado inspirado em quatro eixos temáticos: histórias, fé, sabores e Terra Mãe, que são as riquezas naturais de cada território. Todos os artesãos que estão com produtos na loja já participaram de soluções oferecidas pelo Sebrae, a exemplo do Sebraetec, das consultorias de precificação e das oficinas de iconografia do artesanato de referência.

Para a artesã Ana Maria Silva, essa é uma ótima oportunidade para melhorar a qualidade do seu trabalho. “Faço artesanato em tecido há 12 anos e já fiz várias capacitações do Sebrae, a exemplo das oficinas de precificação e comercialização. Já vendi meus produtos em lojas, mas sempre participo dos projetos da instituição. Isso melhorou bastante a qualidade do meu trabalho”, afirmou.

A artesã Janaína Rodrigues, que produz acessórios em couro e tecido, também ajudou na organização da loja e contou que participa do projeto desde a primeira edição. “É muito gratificante ter essa oportunidade de ajudar na abertura de mercado para os colegas. Além disso, o Shopping Barra é um local privilegiado”, ressaltou.

O evento de inauguração da loja contou também com a participação do diretor técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos, o diretor administrativo financeiro da instituição, José Cabral, e do gerente regional do Sebrae em Salvador, Rogério Teixeira.

Foto: Soraia Carvalho – ASN Bahia

Comentários: