Mesa em homenagem a Ruy Espinheira Filho fecha programação do segundo dia de Flica

Postado em 06/10/2017 6:39
IMG-20171007-WA0018

O autor é o homenageado da 7ª edição do evento

A Festa Literária Internacional de Cachoeira – Flica já homenageou, entre outros autores, Ana Maria Machado e Mãe Stella, e neste ano o escritor baiano Ruy Espinheira Filho, com mais de vinte obras publicadas e diversos prêmios literário, é o homenageado do evento.
Ruy Espinheira, 74 anos, é autor de livros de poemas como Heléboro (1974) e Sob o céu de Samarcanda (2009), indicado ao Prêmio Portugal Telecom. Entre seus romances, estão Ângelo Sobral Desce aos Infernos (1986) e Um Rio Corre na Lua (2007) e tantas outras obras de vários estilos literários.
Na mesa “A poesia em suas infinitas estações” Ruy conversou com a mediadora Mônica Menezes e respondeu as perguntas do público presente no local, falou da sua carreira e das inspirações que é refletida em seus livros. “Sem a inspiração não há arte, a inspiração é a essência”, declarou o autor durante o bate-papo repleto de inspirações para futuros escritores.
Ruy agraciou a plateia recitando seus poemas e contado suas histórias. O autor também respondeu várias perguntas sobre como ser um escritor, processo de criação de seus livros e a experiência como professor. Entre as dicas o autor ressaltou “ler e ler, sobretudo para quem pensa em fazer literatura” e “cada leitura é uma leitura e cada leitor é um leitor”, completou Espinheira.
Flica 2017 – A sétima edição, entre os dias 5 e 8 de outubro, segue trazendo para o Recôncavo Baiano influentes nomes da literatura nacional e internacional, com programação para adultos e crianças. Estão programados debates literários, lançamento de livros, exposições, apresentações artísticas, contações de histórias e saraus. Todos os anos, escritores de diversos matizes se reúnem para debater e interagir com o público, que tem acesso gratuito a todas as atrações do evento. A festa costuma atrair mais de 20 mil visitantes a Cachoeira. Uma novidade deste ano será a curadoria. O escritor e jornalista Tom Correia assume a função ocupada, em 2016, por Emmanuel Mirdad, um dos idealizadores e coordenador geral da Flica. O Governo do Estado da Bahia apresenta a Flica 2017. O projeto é realizado pela Cali e Icontent e tem patrocínio do Governo do Estado, por meio do Fazcultura, e apoio do Hiperideal​,​ coelba​ e da Prefeitura Municipal de Cachoeira.
Serviço
​Festa Literária Internacional de Cachoeira – Flica 2017
​Quando: ​5 a 8 de Outubro
Onde: Cachoeira/BA

Comentários: