Orquestra Sinfônica da Bahia faz apresentação gratuita neste domingo

Postado em 14/06/2018 8:37

Concerto acontece no Santuário Nossa Senhora de Fátima (Igreja do Colégio Antônio Vieira), com regência de Ricardo Bologna

A Orquestra Sinfônica da Bahia promove apresentação gratuita no próximo domingo, dia 17 de junho, às 11 horas, no Santuário Nossa Senhora de Fátima (Igreja do Colégio Antônio Vieira). O concerto terá regência do maestro Ricardo Bologna e contará com um repertório recheado de músicas brasileiras, incluindo uma obra do festejado compositor baiano Paulo Costa Lima: a peça “ Cabinda – Nós Somos Pretos”.

“Cabinda – Nós Somos Pretos” faz referência à presença negra no Brasil. Um mergulho em diversos imaginários que circulam entre nós — o candomblé de caboclo, a herança queto e banto, as coisas cantadas no sertão —, que remetem aos valores civilizatórios dessa presença negra, refletindo sobre o legado africano no Brasil.

A obra de Paulo Lima torna-se cada vez mais conhecida fora da Bahia. Está sempre presente em bienais de música e já constou do repertório de diversas orquestras nacionais e internacionais. Em 2016, por exemplo, a peça “Cabinda, nós somos pretos”, foi aclamada pelo público e crítica ao ser executada na Sala São Paulo pela Osesp, sob a regência da maestrina Marin Aslop.

O programa do concerto traz ainda obras dos compositores Camargo Guarnieri (1907-1993), Radamés Gnattali (1906-1988) e Ronaldo Miranda. Além de reger o concerto, o maestro Ricardo Bologna apresenta, como solista, a peça Divertimento para Marimba e Orquestra de Cordas”, do Radamés Gnattali (1906-1988).

SERVIÇO:

 

OSBA APRESENTA: SÉRIE MANUEL INÁCIO DA COSTA

Regência: Ricardo Bologna| Solista: Ricardo Bologna (marimba)

Local: Santuário Nossa Senhora de Fátima (Igreja do Colégio Antônio Vieira)

Data: 17 de junho (domingo).

Horário: 11h

Entrada Gratuita

Comentários: