Pode existir relação entre constipação intestinal e doenças renais

Postado em 05/04/2017 8:32
barriga

Algumas doenças renais podem ser prevenidas ou tratadas através do controle da constipação intestinal, de acordo com um estudo publicado no Journal of American Society of Nephrology.

Pesquisadores da Universidade do Tennessee e do Memphis VA Medical Center estudaram os registros médicos de 3,5 milhões de veteranos dos EUA com função renal normal. Eles foram rastreados de 2004 a 2006, e seguidos até 2013.

Os pesquisadores descobriram que aqueles com constipação tinham 13% mais probabilidade do que os pacientes sem constipação de desenvolver doença renal crônica, e 9% mais probabilidade de ter insuficiência renal. O risco foi ainda maior para aqueles cuja constipação foi mais grave.

Assim, os resultados destacam a ligação provável entre o intestino e os rins e fornecem informações adicionais sobre as possíveis causas da doença renal. Os resultados ainda sugerem a necessidade de observação cuidadosa da função renal em pacientes com constipação, particularmente entre aqueles com constipação mais grave.

Terra

Comentários: