Saiba como montar seu cronograma capilar

Postado em 02/12/2017 7:55
cabelo

O cronograma capilar te ajuda a manter seu cabelo saudável e cuidar dele da forma correta, e assim manter seu cabelo cada vez mais bonito, nesse artigo você entende o que é o cronograma e aprende a montar o seu.

Os cabelos são os queridinhos da maioria das mulheres, e cuidar das madeixas inclui muito mais do que ir ao salão de vez em quando fazer manutenção do corte ou da cor, um cabelo bonito é antes de tudo um cabelo saudável, seja qual for seu tipo de cabelo.

Produtos certos

Antes de tudo você precisa encontrar os produtos certos para o seu cabelo, recorrer a um cabeleireiro nesse momento apenas para receber uma avaliação se seu cabelo está pouco ou muito danificado, ou até saudável, pode ajudar a entender quais produtos você vai precisar.

Hidratação

Hidratar os cabelos é importante e é provavelmente o passo mais conhecido, comprar as hidratações que melhor se ajustam ao seu tipo de cabelo e hidratar em casa é ótimo para os seus fios e o seu bolso, assim você pode deixar para fazer uma hidratação mais profunda no salão com menor frequência.

A hidratação devolve a água e o brilho aos cabelos, que perdemos no dia a dia e com as químicas, não se esqueça de usar condicionador depois para fechar as cutículas e manter a hidratação por mais tempo.

Nutrição

A nutrição como o próprio nome diz, repõe nutrientes perdidos dos cabelos, cabelos secos, quebradiços e danificados por química, precisam muito desse passo, muitas vezes feito com óleos vegetais puros, você pode comprar os produtos de nutrição ou óleos vegetais como o famoso óleo de coco e usá-lo sozinho ou combinado com uma hidratação.

Reconstrução

Quem tem cabelos muito danificados vai precisar da reconstrução com maior frequência, você pode usar máscaras reconstrutoras ou fazer cauterização capilar com queratina líquida, fica a seu critério.

Esse tratamento é o mais profundo e ajuda muito quem sofre com a queda e quebra de cabelo, se seu cabelo está muito danificado invista na reconstrução.

Cronograma

Chegamos a montagem do seu cronograma, cada procedimento deve ter intervalo de 48 horas de um para o outro, e os procedimentos devem ser feitos em dias alternados, o cronograma oficial, que funciona muito bem para cabelos pouco danificados, contém 8 hidratações, 3 nutrições, e uma reconstrução.

Primeira semana: Hidratação – Hidratação – Nutrição

Segunda semana: Hidratação – Hidratação – Nutrição

Terceira semana: Hidratação – Hidratação – Reconstrução

Quarta semana: Hidratação – Hidratação – Nutrição

Ou seja, a cada vez que você lavar o cabelo na semana irá realizar um dos procedimentos seguindo o cronograma, quando o mês acabar você retorna para o topo e continua nesse ciclo.

Cabelos saudáveis podem reduzir o número de procedimentos, contanto que ainda façam todos os tratamentos mensalmente. Para os cabelos muito danificados é recomendado duas reconstruções ao mês.

Cabelos sem química

Os cabelos que não receberam nenhuma química, seja de cor, alisamento ou outro tipo, os chamados cabelos virgens, também devem ser tratados com cronograma capilar, isso por que perdemos naturalmente os nutrientes do cabelo.

Ir à praia, piscina, usar secador e chapinha ou simplesmente uma caminhada sob o sol, danificam os cabelos, a própria poluição das cidades faz isso, portanto mesmo que você não use químicas, cuidar do seu cabelo corretamente é muito importante.

Dica

A dica mais valiosa aqui é escolher os produtos certos para o seu tipo de cabelo e que de fato funcionam bem nos seus cabelos, experimentar produtos é a chave, fique atenta se seu cabelo é seco, oleoso e tente se adequar. Se você usa químicas, produtos para cabelos com químicas são ótimos, usar produtos específicos para cacheadas se esse for o caso também é uma ótima ideia.

Secador, chapinha e babyliss com frequência faz mal ao cabelo sim, evite usá-los e opte por definidores de cachos ou finalizadores, eles ajudam muito a definir os fios sem recorrer a procedimentos que danificam. Usar produtos que protegem os cabelos do sol também é uma ótima ideia.

R7

Comentários: