Setur qualificará receptivo turístico em Alagoinhas

Postado em 02/12/2017 7:21
Alagoinhas

Para aprimorar os serviços de recepção ao turista no município de Alagoinhas, no nordeste baiano, a Secretaria do Turismo do Estado (Setur) promove cursos de qualificação para o trade local, na próxima semana (4 a 6). O programa é dividido em cinco temas, com quatro horas de duração cada – ‘Noções Conceituais de Turismo’; ‘Produção Associada ao Turismo’; ‘Turismo Religioso’; ‘Qualidade no Atendimento ao Turismo’ e ‘Turismo e Cidadania’.

Nesta segunda-feira (4), às 9h, haverá palestra sobre ‘Noções Conceituais’, quando serão abordados conceitos como pontos e roteiros, cadeia produtiva, turismo sustentável e lei estadual do turismo, entre outros. Às 14h, o curso ‘Produção Associada ao Turismo’ abrange o histórico do turismo na Bahia, estratégia e integração econômica, dentre outros tópicos.

O conteúdo programático do seminário do ‘Turismo Religioso’ (5), às 9h, inclui atrativos do turismo cultural e religioso, seus aspectos históricos, motivações, práticas e benefícios. Nesse tópico, procura-se prestar um suporte técnico para o desenvolvimento de um turismo religioso próprio e, dentro disso, agregar valores de produção associada ao turismo.

Às 14h, o curso ‘Qualidade no Atendimento ao Turista’ aborda temas como controle das emoções, empatia, respeito e postura no atendimento. ‘Turismo e Cidadania’ encerra o ciclo (6), a partir das 9h. Em pauta, questões como direitos humanos, estatutos, políticas públicas, Lei Maria da Penha, acessibilidade, direitos dos povos tradicionais e diversidade sexual. O objetivo principal é o combate ao preconceito e a promoção da educação entre os profissionais do receptivo turístico.

Os cursos são apresentados por técnicos da Diretoria de Qualificação e Segmentos Turísticos da Setur e integram o ProqualiSetur, programa de ações de educação para o turismo desenvolvido nos municípios das 13 zonas turísticas baianas. Em Alagoinhas, a iniciativa tem apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo do município. Pertencente à zona turística Caminhos do Sertão, Alagoinhas foi reconhecida em 2010 como Patrimônio Histórico do Brasil. A cidade possui inúmeros prédios, casarões e igrejas antigos, entre os quais se destaca uma réplica da estação ferroviária de Liverpool, na Inglaterra.

Secom

Comentários: