SUVs Mais Vendidos no Primeiro Semestre de 2018

Postado em 10/07/2018 8:08

O Jeep Compass foi o SUV mais vendido no primeiro semestre de 2018, com 28.194 unidades emplacadas.

Segundo dados oficiais da Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores), disponíveis no endereço www.fenabrave.org.br, o campeão de vendas acumuladas nos últimos seis meses na categoria SUV foi o Jeep Compass.

O mercado de vendas em 2018 está crescendo, mesmo com eventos como a Copa do Mundo de Futebol que prejudicam a quantidade de dias úteis disponíveis no mês de Junho e Julho ou o problema de abastecimento recentemente enfrentado devido à greve dos caminhoneiros, houve uma alentadora consolidação do crescimento de unidades emplacadas ao longo de todo semestre. No total, até o fechamento do último mês foram 1.127.217 unidades vendidas permitindo registrar um aumento de 13,71% sob o mesmo período do ano passado, uma ótima notícia que culminou com o anúncio do programa de incentivos governamentais denominado Rota 2030.

Agora tanto as montadoras, fornecedores e rede autorizada esperam um crescimento consistente amparado por uma política concreta de incentivos e a pré-disposição da indústria em fornecer carros mais modernos e acessíveis a todos.

Segmento de SUV cresce

Anos atrás os SUVs médios eram considerados simplesmente carros de nicho, com poucos modelos ofertados (e consequentemente baixa competição), esta situação mudou radicalmente atualmente. Os modelos SUV estão “roubando” compradores de nichos tradicionais do mercado como sedan médios e hatches premium, o segmento de SUV, especialmente os modelos de entrada com melhor custo-benefício cresce e ocupa um espaço cada vez maior.

Prova disso são seus números, hoje todo segmento de SUV corresponde a cerca de 25% de todos os carros novos vendidos e emplacados no país, para efeito de comparação o carro mais vendido do país, o Chevrolet Onix, representante do segmento de hatches pequenos tem 27% de fatia, isto quer dizer que existe muito a ser explorado e conquistado, tanto em compradores como em produtos.

Jeep Compass é o campeão

Para muitos analistas o fato do Jeep Compass ser o vencedor em sua categoria apenas atesta a consolidação de uma marca e de um modelo comprometido com a boa qualidade e preço competitivo para seu segmento e porte.

O Compass já vem de ótimos números de vendas desde o início do ano e a tendência é que repita e inclusive se isole na liderança no segundo semestre, porém a aparente comodidade do primeiro posto não é sentida pelo seu pelotão abaixo, muito pelo contrário, entre os 10 primeiros SUVs mais vendidos algumas posições foram mantidas graças às poucas unidades na frente e mesmo as montadoras que possuem modelos recém-lançados ou novas gerações de antigos ainda lutam para melhorar suas vendas e participação neste nicho.

Vamos ao Resumo abaixo do Ranking

  • 1º Colocado: Jeep Compass com 28.194 unidades emplacadas.

Líder isolado no segmento, já vem de bons números de vendas desde os primeiros meses e deve continuar na liderança no segundo semestre, salvo algum outro importante lançamento da concorrência.

 

  • 2º Colocado: Honda HR-V com 23.149 unidades emplacadas.

Mostra ainda fôlego e disposição, mas não está isolado em sua posição demonstrando a disposição da concorrência em mudar constantemente este ranking

 

  • 3º Colocado: Nissan Kicks com 21.837 unidades emplacadas

O Kicks agora nacionalizado surpreendeu e venceu por poucas unidades seu outro concorrente de peso (veja abaixo), com isso, a Nissan mostra o seu acerto em investir na produção local.

 

  • 4º Colocado: Jeep Renegade com 21.430 unidades emplacadas

Teve a terceira colocação tomada por uma diferença mínima de exemplares vendidos, mesmo assim é muito bem aceito no mercado e faz a marca Jeep brilhar neste segmento com dois exemplares de peso.

 

  • 5º Colocado: Hyundai Creta com 20.152 unidades emplacadas

O SUV produzido localmente pela Hyundai se mostrou um sucesso, aumentando a participação da montadora coreana no mercado e abrindo caminho para novos produtos futuros.

Veja também:  Citroen C3 Urban Trail 2018 – Preço e Novidades

Hyundai Creta 2018

  • 6º Colocado: Ford EcoSport com 15.988 unidades emplacadas

Mesmo apresentando mudanças recentes, o Ford EcoSport ainda está distante da liderança mantida pela Ford durante muitos anos neste segmento, de qualquer maneira não fez feio em comparação aos seus concorrentes diretos.

 

  • 7º Colocado: Chevrolet Tracker com 13.440 unidades emplacadas

Mesmo importado, está conseguindo bons números de vendas e a GM promete investir mais neste segmento.

  • 8º Colocado: Renault Captur com 9.342 unidades emplacadas

Ganhou do irmão mais velho por uma diferença não muito grande, em boa parte se deve este ganho pelo fato de representar um projeto mais novo.

  • 9º Colocado: Renault Duster com 8.402 unidades emplacadas

Conseguiu ajudar a Renault a colocar dois exemplares entre os dez mais vendidos, sendo seu custo-benefício o seu principal trunfo.

 

  • 10º Colocado: Honda WR-V com 7.975 unidades emplacadas

O principal mérito do projeto nacional da Honda é ter crescido em vendas no

R7

Comentários: