Terminal Acesso Norte recebe novas linhas de ônibus

Postado em 22/01/2017 8:42
Estação Pirajá do Metrô amplia horário de funcionamento A Estação Pirajá do Metrô de Salvador passou a funcionar em horário estendido nesta quinta-feira (11), para ampliar o suporte a quem depende do transporte público. Agora, de segunda à sexta, vai atender aos usuários das 5h30 às 22h e, aos sábados, das 5h30 às 14h30. Domingos e feriados, o metrô fica fechado para obras de ampliação do sistema. De acordo com informações da CCR Metrô Bahia e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), o dia 11 de fevereiro de 2016 também marca o início da operação comercial da Estação Pirajá, com cobrança de tarifa, oferecendo ao usuário uma viagem de 18 minutos até a Estação Lapa, sem precisar desembarcar em Bom Juá para transferência de trens. As linhas de ônibus que têm parada no Terminal de Integração de Passageiros Pirajá ainda não fazem integração com o metrô. Para embarcar no modal, o passageiro terá de comprar o cartão nas bilheterias das estações de metroviárias, pagando a tarifa de R$ 3,30. Composta por oito estações, a Linha 1 do metrô conta com 12 quilômetros de extensão ligando a Lapa até Pirajá, passando pelo Campo da Pólvora, Brotas, Bonocô, Acesso Norte, Retiro e Bom Juá. A Linha 2 está em ritmo avançado de obras, com previsão de conclusão em 2017. Para mais informações, o usuário pode ligar para a Central de Atendimento da CCR Metrô Bahia no 0800 071 8020 ou acessar o site da empresa.

A partir deste sábado (21), novas linhas de ônibus passaram a entrar no Terminal Acesso Norte, na região da Rótula do Abacaxi, em Salvador. O local é ligado por uma passarela à Estação Acesso Norte do Metrô e a entrada dos ônibus facilita o fluxo entre os dois transporte, que funcionam de forma integrada.

No total, 23 linhas irão entrar no terminal, que tem 18 baias para ônibus, plataformas cobertas, assentos para os usuários, sanitários adaptados para pessoas com deficiência, 24 câmeras de monitoramento e capacidade para receber 70 mil passageiros por dia. [Confira lista de linhas abaixo].

Todas as linhas que acessarem o terminal a partir de sábado estarão integradas ao metrô, permitindo a realização de trajetos utilizando as combinações ônibus-metrô, metrô-ônibus ou ônibus-metrô-ônibus no período máximo de duas horas. O passageiro pode utilizar o SalvadorCard ou o cartão do metrô.

É na Estação Acesso Norte que acontece o encontro das Linhas 1 e 2 do Metrô. Embarcando nesta estação é possível chegar à região da Rodoviária/Iguatemi em três minutos usando a Linha 2, ou em menos de oito minutos chegar em Pirajá ou na Lapa, pegando o trem na Linha 1.

Confira as 23 linhas de ônibus que entrarão no Terminal Acesso Norte:

Terminal Acesso Norte recebe novas linhas de ônibus urbanos a partir deste sábado (Foto: Divulgação)

Comentários: