Unimed participa do Mutirão do Diabetes em Itabuna

Postado em 08/11/2018 5:44

Ação faz parte da campanha Novembro Diabetes Azul e inclui avaliações médicas e ações educativas

A Unimed participa neste sábado (10.11.2018) da 14ª edição do Mutirão do Diabetes, em Itabuna. O evento acontece na Praça Rio Cachoeira, das 8h às 13h. Estão previstas avaliações médicas e multidisciplinares, além de atividades educativas para a prevenção, controle e tratamento da doença.

O mutirão é realizado pela ONG Unidos pelo Diabetes e faz parte do calendário da campanha Novembro Diabetes Azul, da Federação Internacional do Diabetes. O presidente da ONG, que também é diretor do Hospital de Olhos Beira Rio, Dr. Rafael Andrade, destaca que o evento tem na atualidade uma dimensão nacional, servindo de exemplo para outras cidades.

A Unimed terá um estande com entrega de materiais educativos e orientações. “O Mutirão do Diabetes é bem percebido pela comunidade e tem a expectativa de atender cerca de duas mil pessoas. A parceria entre a Unimed Itabuna e a Central Nacional Unimed fortalece ainda mais a campanha e o atendimento à população”, afirma o presidente da Unimed Itabuna, Silvio Porto.

O presidente da Central Nacional Unimed, Alexandre Ruschi, ressalta a importância de campanhas com foco na prevenção, tratamento e melhoria da qualidade de vida do diabético. “É preciso compartilhar informações, pois o diabetes exige mudanças no estilo de vida. Alimentação equilibrada e prática de atividades físicas, cuidados especiais para a prevenção e controle da doença”, destaca Alexandre Ruschi.

De acordo com a International Diabetes Federation (IDF/Atlas 2017), mais de 13 milhões de pessoas convivem com a doença no Brasil. Em todo o mundo, 425 milhões de pessoas convivem com o diabetes e aproximadamente 4,5 milhões morrem anualmente.

Programa diversificado

A programação do Mutirão do Diabetes inclui entrega de material informativo, orientação física, aferição de pressão arterial e da glicemia, oficinas multidisciplinares educacionais (oficina nutricional, orientação bucal, oficina do pé diabético, de prevenção à cegueira e do glaucoma).

Está prevista ainda orientação quanto à automonitorização e uso da insulina. Orientação jurídica sobre os direitos dos diabéticos, atividades de psicologia e fisioterapia fazem parte da programação. O mutirão também inclui atividades artísticas e musicais.

Família e diabetes

Com o tema “Família e diabetes”, a IDF lançou a campanha Novembro Diabetes Azul 2018, que destaca a importância da participação familiar no apoio ao tratamento do diabético e no trabalho de prevenção da doença. Durante todo o mês, campanhas, eventos e ações locais e globais vão disseminar informações e alertar sobre os perigos do avanço da doença.

“É preciso que haja um processo educacional contínuo, para conter o aumento dos casos de diabetes e impedir complicações aos pacientes que convivem com a doença. A família tem um papel fundamental nesse sentido”, resume o presidente da Central Nacional Unimed, Alexandre Ruschi.

SERVIÇO – MUTIRÃO DO DIABETES

Organização: ONG Unidos Pelo Diabetes (UPD)
Dia: 10/11, das 8h às 13h
Local: Praça Rio Cachoeira – Itabuna/BA.

Comentários: