Após sucessivos adiamentos, a Volkswagen lançou o Golf 2019 no Brasil, que enfim trouxe uma reestilização no design da carroceria. As mudanças concentram-se na dianteira: os faróis adotaram formato mais trapezoidal, a grade ficou mais estreita e a tomada de ar inferior e as luzes de neblina ganharam linhas mais fluidas. Na traseira, as lanternas exibem novo leiaute interno, enquanto o para-choque recebeu apliques cromados que simulam saídas de escape na base.
Trata-se da mesmíssima atualização de estilo que, na Europa, estreou há cerca de um ano e meio, mais precisamente em novembro de 2016. Inicialmente, a Volkswagen planejava atualizar o Golf nacional em meados do ano passado, mas acabou priorizando outros lançamentos, como a nova geração do Polo e o sedã Virtus.
Na parte mecânica, a novidade do Golf 2019 é o abandono do câmbio manual. A partir de agora, toda a linha vem equipada com transmissões automáticas ou automatizadas. No mais, a versão Comfortline, movida pelo motor 1.0 TSI, ganhou 3 cv de potência quando abastecido com etanol, fazendo a potência ir de 125 cv para 128 cv (mesmo valor do Polo e do Virtus). Com gasolina, o modelo segue desenvolvendo 116 cv.
Outra configuração que teve a potência incrementada, em 10 cv, foi a esportiva GTI: o valor máximo subiu de 220 cv para 230 cv. Ela é a única a trazer o novo equipamento mais esperado da linha 2019 do Golf: o Active Info Display, uma tela configurável de 12,3 polegadas configurável que reúne todos os instrumentos do painel.
As mudanças estéticas foram estendidas também à Golf Variant, perua da gama. Ela segue sendo comercializada unicamente com o motor 1.4 TSI, que rende 150 cv de potência tanto com gasolina quanto com etanol, mas oferece duas versões de acabamento. Confira os preços de toda a gama:
Versão | Preço |
---|---|
Golf Comfortline 1.0 TSI | R$ 91.790 |
Golf Highline 1.4 TSI | R$ 112.190 |
Golf GTI 2.0 TSI | R$ 143.790 |
Golf Variant Comfortline 1.4 TSI: R$ 102.990 | |
Golf Variant Highline 1.4 TSI: R$ R$ 113.490 |
Mercado
A demora na chegada do Golf 2019 pode ter um motivo mercadológico: as baixas vendas de hatches médios no Brasil. O Chevrolet Cruze Sport6, atual líder de mercado da categoria, somou 2.491 unidades emplacadas entre janeiro e maio deste ano, de acordo com a Federação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Fenabrave):a média mensal, portanto, é de cerca de 500 veículos.
No mesmo período, o Golf, que é o vice-líder do segmento, teve 1.431 exemplares comercializadas, o que resulta em uma média mensal inferior a 300 unidades. Nenhum dos dois sequer aparece no ranking dos 50 automóveis mais vendidos do país, feito pela mesma entidade.
R7