O grande vencedor do prêmio Carro do Ano foi o Volkswagen Polo, hatch que voltou ao mercado renovado e teve as vendas iniciadas em novembro. O modelo da VW concorreu com Fiat Argo, Hyundai Creta, JAC T40 e Renault Kwid na categoria de modelos até R$ 100 mil. O veículo parte de R$ 49.990 em sua versão de entrada. O publisher deste AutoPapo, Boris Feldman, fez, mais uma vez, parte do corpo de jurados da premiação.
“O Polo é o embaixador da nova Volkswagen. Um carro que trouxe novos padrões de segurança, tecnologia e conectividade”, disse André Senador, diretor de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa da Volkswagen do Brasil, em entrevista à AutoEsporte. A publicação organiza o evento.
A nova geração do Volkswagen Polo cresceu em comprimento, largura e entre-eixos. Apenas a altura foi reduzida em relação ao modelo anterior. Linhas da carroceria são limpas, com vincos no capô e laterais bem ao estilo atual da marca alemã. Pela maior largura, o carro parece rebaixado, rente ao chão, apesar de o modelo brasileiro ter dois centímetros a mais de altura do solo em relação ao modelo europeu. Para-choque dianteiro com entrada de ar maior difere do modelo europeu. E parece maior do que é. O carro é elegante, bem equilibrado, apesar de a traseira guardar semelhança com a do Gol.
Construído sobre a nova arquitetura MQB (Matriz Modular Transversal), com aços de ultra e alta resistência, o Volkswagen Polo obteve nota máxima em segurança na proteção aos adultos e crianças. Também “gabaritou” na proteção para pedestres. E empata com o up! no menor custo de reparação medido pelo CESVI. Vem com airbags laterais nos bancos dianteiros, além dos frontais obrigatórios. Não faltam controles de tração e de estabilidade na versão topo, além de bloqueio de diferencial. Entre os muitos recursos, há sistema que aproxima pastilhas de freio para secá-las.
Confira os grandes vencedores do prêmio Carro do Ano:
- Carro do Ano (modelos até R$ 100 mil)
Fiat Argo
Volkswagen Polo (vencedor)
Hyundai Creta
JAC T40
Renault Kwid
- Carro Premium do Ano (modelos acima de R$ 100 mil)
Audi A5 (vencedor)
Chevrolet Equinox
Mini Countryman
Peugeot 3008
- Carro Superpremium do Ano (modelos acima de R$ 200 mil)
Audi Q5
BMW Série 5 (vencedor)
Land Rover Discovery
Mercedes Classe E
Volvo XC60
- Picape do Ano
Nissan Frontier (vencedora – única concorrente)
- Motor do Ano até 2.0
Ford 1.5 Dragon do Ecosport (vencedor)
Renault 1.0 Sce do Logan, Sandero e Kwid
Suzuki 1.4 BoosterJet do S-Cross e Vitara
- Motor do Ano acima de 2.0
Audi 3.0 TDI do Q7 a diesel
Chevrolet Ecotec do Equinox a gasolina (vencedor)
Fiat 2.4 Tigershark do Toro Flex
Jaguar Land Rover Ingenium 2.0 do Evoque, Discovery Sport e F-Pace a diesel
Nissan 2.3 biturbo da Frontier a diesel
R7