De acordo com presidente da Abap-BA, agências e marcas estão de olho nessa tendência
O consumidor brasileiro está mais propenso a realizar compras pela internet. Pelo menos é o que revela pesquisa realizada pela PwC no país. Segundo o levantamento, 41% dos consumidores fazem compras via smartphones e 30% por meio de tablets. Os resultados mostram ainda um crescimento no consumo online em diferentes categorias de produtos entre 2014 e 2018.
Nos equipamentos eletrônicos, por exemplo, as compras online cresceram de 12% para 27% do total comercializado. O consumo ligado ao entretenimento (livros, músicas, filmes e videogames) cresceu dezesseis pontos percentuais, saindo de 18% para 34% no mesmo período.
Nesse cenário, como as empresas podem aproveitar a tendência para investir em publicidade digital, alcançar o consumidor e aumentar suas vendas? Para Americo Neto, presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade – Bahia (Abap-BA), as agências de propaganda foram bem rápidas em identificar esse contexto e já vem trabalhando em soluções específicas para o ambiente online.
De acordo com a pesquisa da PwC, existem setores com grande potencial para o varejo online, como o de alimentação, por exemplo. Mais da metade dos entrevistados pela PwC no Brasil (58%) tem a intenção de comprar alimentos online nos próximos 12 meses. Dos brasileiros ouvidos, 37% afirmam já ter realizado alguma compra online de alimentos no último ano.
O país apresenta ainda potencial para as compras online também de produtos básicos. Dos consumidores entre 25 e 34 anos, 27% já realizam compras pela internet de produtos como café, detergentes e fraldas e 45% afirmam que pretendem comprar esse tipo de produto pela web
“As agências e as marcas perceberam que o consumidor está nesses espaços digitais e, cada vez mais, estão apostando em estratégias como anúncios em redes sociais, mídia em aplicativos, publicações impulsionadas, stories no instagram, entre outros”, afirma Americo.
O WhatsApp, rede social queridinha dos brasileiros, também está na mira das ações de propaganda e comunicação empreendidas atualmente pelas agências. Segundo o Conecta, instituição de pesquisas sobre cultura digital, ligada ao Ibope, o aplicativo possui 91% de adesão no país, sendo utilizado por nove em cada dez internautas brasileiros. “O WhatsApp é uma ferramenta poderosa, que pode ser usada como um multiplicador e que tem nos desafiado a encontrar oportunidades para sua utilização por parte das empresas anunciantes”, avalia Americo.
Para o presidente da Abap-BA, o trabalho de comunicação com o consumidor nesse aplicativo exige estratégias customizadas para esse canal. “É preciso atualmente pensar formatos específicos para o aplicativo, uma vez que funciona com lógicas diferentes às utilizadas no Instagram e no Facebook”, opina.
E completa “Enquanto naquelas mídias, uma imagem vem comumente acompanhada por uma legenda de texto, no WhatsApp, podemos trabalhar – por exemplo – com cards elaborados especificamente para esse canal onde numa só peça transmitimos a mensagem”.