Lauro de Freitas inicia, na próxima sexta-feira (31), as propostas e discussões voltadas para a área da saúde na 10ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema: ‘Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a Democracia. Amanhã vai ser outro dia’, a mesa de abertura terá a participação de representantes do poder público e sociedade civil. O evento começa às 18h no Colégio Mendel, em Vilas do Atlântico. A oitiva continua no sábado (01) e domingo (02).
De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Antônio Roberto dos Santos, a programação da Conferência no sábado (01), inicia com o preenchimento das vagas remanescentes para delegados. “Os delegados foram eleitos nas oitivas da pré-conferência, realizadas no início deste mês em todo município. As vagas não foram preenchidas, por isso, quem quiser pode se inscrever para a função”, explica.
Ainda no sábado, serão entregues as pastas com os eixos temáticos para trabalho e a composição das mesas de discussão que debaterá e selecionará as propostas para a saúde levantadas na pré-conferência. Já no domingo (02), serão debatidos e votados os eixos de financiamento para a atenção básica e especializada da saúde.
“É muito importante a participação de todos neste momento. A Conferência é um diagnóstico de como está funcionando a saúde no município e por isso a participação popular é primordial para construirmos um serviço cada vez melhor para todos”, frisa Antônio.
Texto – Giovanna Reyner