O estresse, a ansiedade e outros problemas que levam esses sintomas, são conhecidos como a doença do século.
Muito comum em todas as idades, essas sensações podem trazer sérios prejuízos para a vida social, profissional e até mesmo na saúde.Conheça algumas formas simples e naturais para controlar e evitá-los.
Como controlar o estresse e a ansiedade
Não é novidade que a atividade física é um dos melhores jeitos de liberar a endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer, ajudando a aliviar o estresse e a ansiedade.
“O exercício também pode melhorar a sua qualidade de sono, o que pode ser afetado negativamente pelo estresse e ansiedade. E quando você se exercita regularmente, pode se sentir mais competente e confiante em relação ao seu corpo que, por sua vez, promove o bem-estar mental”, revela o especialista Juliano Pimentel.
2. Acenda um incenso
A aromaterapia tem propriedades que equilibram o corpo e a mente,amenizando sintomas como irritabilidade, ansiedade, taquicardia, depressão, redução da libido, dificuldade de concentração e distúrbios no apetite.
3. Diminua a ingestão da cafeína
A cafeína é uma substância encontrada no café, alguns tipos de chá e refrigerante, chocolate, bebidas energéticas, entre outros. Altas dosagens desse estimulante podem aumentar a ansiedade e atrapalhar o sono.
“As pessoas têm diferentes limites em relação a quantidade de cafeína que elas podem tolerar. Caso você perceba que a cafeína te deixa nervosa ou ansiosa, considere cortar o consumo”, alerta Juliano.
4. Evite a procrastinação
Estabelecer as prioridades e parar de adiar sempre as tarefas é outra forma de controlar o estresse.
“A procrastinação pode fazer você agir de forma reativa, ou seja, você acaba lutando para se recuperar do atraso. Isso pode causar estresse, que afeta negativamente a saúde e o seu sono. Adquira o hábito de fazer uma lista de “coisas a fazer” organizada por prioridades. Estipule prazos realistas e trabalhe para ir tirando afazeres da lista”, sugere o profissional.
5. Faça yoga
A yoga é um método bastante conhecido que ajuda a relaxar e equilibrar o corpo e a mente. O exercício pode ajudar a melhorar o humor e a ansiedade, sendo muitas vezes mais eficaz do que até mesmo alguns medicamentos.
Segundo o Portal Yoga Brasil, o exercício contribui na cura de doenças psicossomáticas. “As técnicas da yoga (postura, relaxamento, respiração e meditação) estimulam a resposta do sistema nervoso parassimpático contra a ansiedade aguda e crônica”, aponta o site.
“A atividade pode ajudar a baixar os níveis de cortisol, a pressão arterial e a frequência cardíaca. E, ao mesmo tempo, aumentar o ácido gama-aminobutírico (GABA), um neurotransmissor que é reduzido em transtornos do humor”, revela Juliano.
6. Ouça música
As músicas suaves têm um efeito que ajuda a relaxar o corpo e a mente. Uma música instrumental, por exemplo, ajuda a baixar a pressão arterial e a frequência cardíaca.
E segundo Juliano, o ritmo não precisa ser necessariamente suave: “Simplesmente ouvir músicas que você gosta é muito eficaz. Sons da natureza também são muito calmantes. É por isso que eles são muitas vezes incorporados ao relaxamento e meditação.”
7. Use a respiração a seu favor
De acordo com Juliano, o estresse é responsável por ativar o sistema nervoso simpático, sinalizando o corpo para entrar no “modo de luta ou de fuga”.
“Durante esta reação, os hormônios do estresse são liberados e acontecem alguns sintomas físicos – o seu coração bate mais rápido, você respira mais rápido e seus vasos sanguíneos se contraem”, conta.
A respiração profunda ajuda a ativar o sistema nervoso parassimpático, estimulando o relaxamento. Para isso, basta respirar profundamente pelo nariz, enchendo os pulmões completamente de ar, crescendo a barriga e expirando pela boca.
8. Tente se distrair
Quando a ansiedade começar a aparecer, procure mudar o foco dos pensamentos e tente se distrair. Ler livros, assistir filmes, pintar, conversarcom alguém são excelente formas de acalmar o estresse.
9. Siga uma dieta saudável
Invista em alimentos ricos em ômega-3, pois o nutriente ajuda a reduzir os níveis de estresse, deixando a mente mais leve e saudável.
Além de alimentos como peixe, procure também consumir frutas e vegetais,evitando comidas muito gordurosas e pouco saudáveis. Isso beneficiará a saúde tanto da mente quanto do corpo, que estão sempre interligados.
10. Durma bem
Uma noite mal dormida é um dos principais motivos que levam as pessoas a terem dias estressantes e pouco produtivos.
Tente administrar o sono e coloque como prioridade ter uma noite de pelo menos sete ou oito horas de descanso.
11. Massagem
Em poucos minutos a massagem consegue melhorar o funcionamento do corpo e da mente. Ela ajuda a manter o equilíbrio e ainda promove a sensação de bem-estar, aliviando tensões.
A técnica ajuda a estimular a produção de um hormônio chamado ocitocina, que combate a tensão muscular, melhora o humor e diminui a sensação de estresse.
12. Aceite o que você não pode mudar
Por mais óbvio que isso pareça ser, colocá-lo em prática é mais difícil do que se imagina. Tenha em mente que existem coisas que fogem do controle e que não pode ser mudadas.
Aceite o problema do jeito que ele é e tente enxergá-lo de uma forma diferente. Tudo irá melhorar a partir do momento que as coisas começarem a ser encaradas de um ponto de vista distinto.
13. Conte com o outro
Conversar com alguém é sempre uma ótima forma de tirar pesos de dentro. Se cerque de pessoas de confiança e que carregam energias positivas.
14. Chás melhoram ansiedade
Existem algumas bebidas que ajudam a controlar o estresse. Invista em chás de camomila, maracujá, sementes de abóbora, gergelim, girassol, cereais e frutas cítricas.
15. Evite certos alimentos
Algumas bebidas e alimentos que pioram o estresse a ansiedade. Além da já mencionada cafeína, evite também alimentos industrializados e bebidas alcoólicas.
R7