Leão precisava vencer e torcer por combinação de resultados; tudo deu errado e derrota em casa por 1×0 para o Vila Nova confirmou a queda
Diante do seu torcedor, o Vitória escreveu, neste domingo, um novo capítulo triste da sua centenária história. No Barradão, o Rubro-Negro foi batido por 1 a 0 pelo Vila Nova e retorna para a Terceira Divisão após 16 anos. Para escapar da queda, os baianos precisavam vencer e contar com tropeços de rivais diretos, mas sequer conseguiram fazer a sua obrigação. Éder Monteiro marcou o gol da partida nos minutos finais.
Com mais a perder na partida, o Vitória fez uma etapa inicial em ritmo lento e não conseguiu fazer pressão sobre o Vila Nova. O Rubro-Negro chegou com perigo pela primeira vez aos 14 minutos, em chute de fora da área de David. Foi a melhor oportunidade da equipe, que não teve chances claras de gols em 45 minutos de jogo. Do outro lado, o Vila também não fez muito e só chegou ao gol adversário aos 37, quando Alesson saiu na cara do gol e chutou em cima de Lucas Arcanjo. O árbitro marcou impedimento na jogada, mas Roberto dava condição.
O primeiro tempo ruim do Vitória fez as duas equipes mudarem no intervalo, com entradas de Bruno (Vitória) e João Pedro (Vila). O Rubro-Negro teve leve melhora e começou arriscando com chutes de fora da área, um deles de Eduardo. A grande oportunidade surgiu aos 12 minutos, quando Marcinho recebeu na pequena área e chutou em cima de Georgemy. O atacante rubro-negro ainda exigiu nova defesa do goleiro do Vila e, aos 30, foi a vez de Eron desperdiçar na cara do gol. O time goiano praticamente não chegou ao ataque, mas guardou o chute para o final. Aos 47, Éder marcou o gol da partida.
Os seguintes clubes disputarão a Série C em 2022: Vitória, Remo, Confiança, Brasil de Pelotas, Manaus, Ypiranga, Botafogo-PB, Volta Redonda, Paysandu, Ferroviário, Altos, Figueirense, Floresta, São Jose-RS, Botafogo-SP, Mirassol, Aparecidense, Atlético-CE, Campinense e ABC.
A competição conta com 26 datas e vai começar no dia 10 de abril. A final está marcada para 1º de outubro.
Tradicionalmente, a Série C conta com dois grupos, sendo 10 times em cada chave. Os quatro melhores se classificam para a segunda fase.
Público pagante: 5.613 torcedores
Total: 5.956 torcedores
Renda: R$ 60.916,50
FICHA TÉCNICA
Resultado: Vitória 0 x 1 Vila Nova
Série B – 38ª rodada
Data: 28/11/2021 (domingo)
Local: Barradão, em Salvador (BA)
Horário: 16h
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Celso Luiz da Silva (MG) e Ricardo Junio de Souza (MG).
Quarto Árbitro: Ricarle Gustavo Gonçalves Batista (BA)
Analista de Campo: Kleber Moradillo da Silva (BA)
Árbitro de Vídeo: Igor Junio Benevenuto de Oliveira Fifa (MG)
AVAR: Marcus Vinicius Gomes (MG)
Observador VAR: Paulo Jorge Alves (RJ)
Cartões amarelos: Xandão (Vila Nova); Eduardo (Vitória)
Gol: Éder (Vila Nova)
Vitória: Lucas Arcanjo; Raul Prata, Wallace, Thalisson Kelven e Roberto; Cedric (Bruno Oliveira), Eduardo (Manoel) e Fernando Neto; Marcinho (Alisson Santos), Fabinho (Hítalo) e David (Eron). Técnico: Wagner Lopes.
Vila Nova: Georgemy; André Krobel, Renato Silveira, Xandão e Willian Formiga ;Kallyl, Pedro Bambu (Johnatan Cardoso) e Tiago Real; Alesson, Clayton e Alan Grafite (João Pedro). Técnico: Higo Magalhães.