A Associação dos Oficiais Militares Estaduais – Força Invicta, em solidariedade ao momento difícil com a pandemia da COVID-19, colaborou, em parceria com outras entidades, para a aquisição de aparelhos respiratórios, imprescindíveis para o atendimento da população baiana.
A campanha foi promovida pela FIEB – Federação das Indústrias do Estado da Bahia e contou com a colaboração de diversas empresas, instituições e entidades de vários segmentos.
Os recursos doados à FIEB possibilitaram a compra de 40 aparelhos respiratórios, que foram entregues, na última quarta-feira (03), ao Governo do Estado.
Os equipamentos recebidos serão utilizados em pacientes que chegarão ao próprio hospital da Fonte Nova, que está previsto para inaugurar até a próxima segunda-feira (8). Já os outros 20 respiradores, que chegam em Salvador ainda nesta quarta-feira, serão encaminhados ao Hospital Espanhol, de acordo com o secretário estadual de Saúde, Fábio Villas-Boas, que esteve na entrega. “Além de poder atender 80 pacientes por mês, as máquinas são de excelente qualidade. Com elas, poderemos atender melhor aqueles pacientes mais complexos”, afirmou o secretário.
Vilas-Boas destacou que a parceria com diversos segmentos empresariais tem ajudado o governo nas ações de combate ao coronavírus. Ele citou o trabalho de manutenção de bombas de infusão de Unidades de Terapia de Intensiva (UTI), realizado no SENAI CIMATEC, que já possibilitou a devolução de 132 (serão 300, no total) aparelhos para a rede estadual de saúde.
Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Ricardo Alban, a entrega reflete o trabalho conjunto de uma série de doadores: pessoas físicas e jurídicas, além de entidades e instituições, na demonstração de que o trabalho em conjunto faz a diferença. “Assim como nós temos aqui, na Bahia, a união de governo e prefeituras, trabalhando em parceria. É disso que precisamos, cada vez mais, no nosso país, para que consigamos construir pontes e o sucesso de um país que precisa encontrar o seu caminho”, pontuou.
O presidente da Fecomércio, Carlos Andrade, reiterou que o momento é de união. “Temos que estar juntos como sociedade. E os empresários entendem que este é o momento de prestar esta assistência ao estado, pois estamos vivendo um momento de guerra”, enfatizou.
Na mesma linha, o diretor da Federação da Agricultura e Pecuária (FAEB), Guilherme Moura, falou sobre a articulação dos segmentos empresariais em meio à pandemia. “A participação de todos é fundamental para superarmos este momento que estamos vivendo”, disse.
O presidente do Sinduscon-BA, Carlos Mardem, que também participou do ato de entrega, lembrou que, desde o início da pandemia, ações têm sido realizadas para contribuir com a sociedade. “Adotamos protocolos de segurança, investimos, em parceria com o SESI-BA, em blitze contra a Covid-19 nos canteiros de obras, e fomos o primeiro sindicato da indústria a aderir à campanha de arrecadação dos recursos para a compra dos respiradores”, disse.