Depois de um primeiro tempo que deu sono, principalmente aos goleiros, o Bahia conseguiu finalmente voltar a marcar no brasileirão e enfiou 3 gols na segunda etapa em cima do Vasco – mesmo placar da primeira partida pela Copa do Brasil. Destaque total para Régis, que entrou na segunda etapa e conseguiu iniciar a jogada do primeiro gol, deu passe para o segundo e foi autor do terceiro. 3×0. O resultado tira o Bahia da zona de rebaixamento e dá um alento ao torcedor que via o time sem força na competição, enquanto nas demais (Nordestão, Sulamericana e Copa do Brasil) está bem. Outro destaque: Elber, finalmente (e no dia do seu aniversário) marcou pela primeira vez com a camisa tricolor.
Com os laterais reservas e Elber no ataque, o Bahia se reencontrou com a torcida pelo Brasileirão precisando vencer para deixar a zona maldita. A primeira etapa, no entanto, foi morna, sem jogadas perigosas, os times apenas se estudavam. Podemos parar por aqui.
A segunda etapa, ao contrário, foi de domínio total do Bahia. O goleiro tricolor teve que intervir em apenas uma bola. Mas, o que mudou o cenário foi mesmo a entrada de Régis, em lugar de Brumado. O meia, que teve o nome pedido pela torcida, foi autor das principais jogadas e só faltou fazer chover.
No primeiro gol, avançou pela direita e deu bola açucarada para João Pedro dar um belo drible no zagueiro e tocar para a pequena área, onde encontrou Elber. O atacante sem sorte, mudou sua história justamente no dia do aniversário e comemorou muito. Logo depois, aproveitando que o Vasco foi para cima, o tricolor ainda colocou uma bola no travessão, com Zé Rafael, que ainda tocou em cima da linha e, em seguida, Régis deu um passe perfeito para o mesmo Zé, que avançou sozinho, driblou Fernando Miguel e tocou para as redes. Já no final do jogo, Allione recebeu pela esquerda num vacilo da zaga vascaina que esperou marcação de impedimento – e esqueceu que tinha um jogador caído na linha lateral. O argentino avançou e tocou para Régis, sozinho, fechar a goleada. Com Oito pontos ganhos, o Bahia deixa a zona de rebaixamento e fica na 15ª posição.
A próxima apresentação do Tricolor de Aço será na quinta-feira contra o Flamengo, dia 31 de maio, às 16h, no Maracanã.
FICHA TÉCNICA
Bahia 3 x 0 Vasco
Campeonato Brasileiro – 7ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 27/05/2018 (domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (FIFA-PR)
Assistentes: Bruno Boschilia e Victor Hugo Imazu dos Santos (ambos do PR)
Adicionais: Leonardo Sígari Zanon e Fabio Filipus (ambos do PR)
Cartões amarelos: Júnior Brumado (Bahia) / Galhardo, Fabrício, Ricardo e Desabato (duas vezes), Wagner e Giovanni Augusto (Vasco)
Cartão vermelho: Desabato (Vasco)
Gol: Élber, Zé Rafael e Régis (Bahia)
Bahia: Anderson; João Pedro, Tiago, Lucas Fonseca e Mena; Elton; Élber, Gregore, Vinícius (Flávio) e Zé Rafael (Allione); Júnior Brumado (Régis). Técnico: Guto Ferreira.
Vasco: Fernando Miguel, Rafael Galhardo, Erazo, Ricardo e Fabrício; Desábato, Bruno Silva (Giovanni Augusto) e Wagner; Yago Pikachu, Kelvin (Paulo Vitor) e Caio Monteiro (Moresche). Técnico: Zé Ricardo.