Segundo o estudo, os sites figuram na frente das redes sociais, utilizadas por 83% dos entrevistados, e das emissoras de TV fechada (68%) e aberta (59%).
O rádio aparece em seguida, citado por 42% dos brasileiros com mais de 50. Na sequência figuram os blogs (39%) e os jornais impressos amargam a lanterninha nas escolhas, utilizado por apenas um quarto (26%) dos ouvidos.
A coordenadora do estudo, Layla Vallias, afirma que quem acredita que a população mais velha não está na internet está “totalmente errado”. Ela, no entanto, explica que eles utilizam da rede de maneira diferente em relação aos mais jovens.
“O millennials estão ligados o dia inteiro, de olho em cada notificação. O público maduro é diferente. Eles escolhem alguns dias da semana para olhar suas contas e passam mais tempo”, relata Layla.
Streaming
Os serviços de streaming, como Netflix e Spotfy, também ganharam interesse da população com idade entre 50 e 69 anos. De acordo com o estudo, 35% dos brasileiros entrevistados acessam os programas para assistir filmes e séries e ouvir música, respectivamente.
Para os brasileiros com idade entre 65 e 69 anos, o percentual dos que utilizam das ferramentas já despenca para 6%. A coordenadora da pesquisa explica que a situação diferente entre idades próximas é comum, principalmente entre o público mais velho.
“Até os 60, 65, velhos são os outros. Depois disso, eles começam a reconhecer que estão envelhecendo e, por isso, muda um pouco o cenário”, afirma Layla.
O estudo sobre os hábitos consumo da maturidade foi realizado entre os dias 16 e 31 de janeiro de 2018 e ouviu 863 pessoas com mais de 50 anos. Entre os entrevistados, 82% eram do sexo feminino e 59% tinham idade entre 50 e 59 anos.
R7