Farmacêutica, aromaterapeuta e sócia da Flora Essências, Taciana Lisboa explica como ter fios deslumbrantes através dos óleos essenciais
Na correria do dia a dia, nem sempre é possível dedicar um tempo especial para cuidar dos cabelos, assim como para pesquisar e conhecer produtos que sejam benéficos para as madeixas e combata problemas corriqueiros, como a fraqueza dos fios. Contudo, o que não falta no mercado é opção para garantir a saúde e beleza do cabelo. E, entre os artigos que são capazes de fazer isso, estão os óleos essenciais, explica a farmacêutica, aromaterapeuta e sócia da Flora Essências, Taciana Lisboa.
“São produtos altamente eficazes na terapia capilar, uma vez que são produzidos com ingredientes naturais que lhe conferem propriedades que fortalecem os fios e conseguem melhorar irritações. Além disso, dentro das suas capacidades terapêuticas, muitos óleos essenciais combatem o estresse, um dos principais causadores da queda de cabelo. Então, em várias instâncias, os produtos trazem bem-estar para o couro cabeludo”, esclarece Taciana.
No entanto, apesar das diversas ações positivas dos óleos essenciais nas madeixas, quais usar? Se sua dúvida é essa, confira quatro opções de óleos que vão garantir que seu cabelo seja bonito, forte e saudável.
1. Óleo essencial de hortelã-pimenta
Com propriedades antimicrobianas, inseticidas, analgésicas, anestésicas, vasodilatadoras e anti-inflamatórias, é uma opção para quem busca a limpeza profunda do cabelo. Além disso, o óleo de hortelã-pimenta atua no combate à queda capilar, uma vez que promove o desenvolvimento do cabelo. “É uma alternativa excelente para fortalecer os folículos, uma vez que aumenta o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo”, ressalta Taciana.
2. Óleo essencial de alecrim
Esse óleo é um estimulante dos folículos pilosos, o que, por sua vez, fortalece o crescimento saudável das madeixas. Ele também é um grande aliado no combate a caspa, coceira e irritação do couro cabeludo, além de rico em antioxidantes que ajudam a eliminar os radicais livres, que são responsáveis pela queda de cabelo.
3. Óleo essencial de lavanda
Um produto muito versátil, o óleo essencial de lavanda tem propriedades antimicrobianas que combatem infecções e caspas. Fora isso, de acordo com a aromaterapeuta, “é um ótimo aliado para equilibrar os óleos naturais do couro cabeludo e deixar as madeixas com uma aparência sedosa”.
4. Óleo essencial de cedro
Com muitas propriedades antifúngicas e antibacterianas, é capaz de regular o couro cabeludo quando ele está seco demais ou muito oleoso. Isso porque ele equilibra as glândulas produtoras de óleo, deixando os fios mais saudáveis.
Modo de uso
Por serem altamente concentrados, os óleos essenciais são muito fortes e não devem ser usados diretamente no cabelo, afirma Taciana. De acordo com ela, os produtos devem ser usados juntamente com óleos vegetais (óleos carreadores), máscaras capilares ou shampoos “Podem também ser diluídos em água, chás a base de plantas ou usados com máscara de argila, mas jamais sozinhos”, instrui a especialista.