Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia
Estádio lotado. Muita emoção dentro e fora de campo. A tarde de domingo marcou um momento histórico. O Bahia conquistou o campeonato Baiano de futebol pela 50ª vez. Apenas o tricolor e o ABC de Natal chegaram a essa marca. O título foi conquistado com goleada em cima da Jacuipense. Apesar do placar elástico, 3×0, o Jacuipense vendeu muito caro o título. O time segurou as investidas do Bahia na primeira etapa. Jogou de forma madura, consciente. Buscou os contra-ataques, mas acabou sofrendo dois gols rápidos na segunda etapa, de Everaldo (que terminou como artilheiro da competição, ao lado de Robinho, do Itabuna, seis gols) e Cauly. Já no finalzinho, Jacaré marcou de pênalti, sofrido por Biel, um dos melhores em campo e uma das melhores contratações do tricolor na temporada.
Mais de 48 mil torcedores lotaram as arquibancadas da Arena Fonte Nova
Em uma etapa inicial de poucas chances, o Bahia foi melhor, mas também viu o Jacuipense assustar. O Tricolor chegou com perigo logo aos seis minutos, após Chávez invadir a área e chutar forte na rede pelo lado de fora. Aos 22, Cauly acertou a trave ao receber de Acevedo. O Jacuipense arriscou pela primeira vez aos 19 e só foi levar perigo mesmo aos 26, quando Welder cortou Biel e cruzou rasteiro com muito veneno; Marcos Felipe teve que se antecipar e cortar antes da conclusão de Amaral. Mas os mandantes seguiram mais próximos do gol e quase marcaram com Jacaré, que emendou um sem pulo dentro da área.
Tudo mudou em poucos minutos na etapa final. O Bahia seguiu em cima do Jacuipense e logo no primeiro minuto teve boa chance com Biel, que dividiu com o goleiro. O Tricolor apertou o adversário, e coube a Everaldo, que até então tinha acertado quase nada em campo, balançar as redes aos 24 minutos. O atacante recebeu de Chávez e só teve o trabalho de empurrar para o fundo do gol. A vantagem deixou os mandantes mais à vontade e, dois minutos depois, Cauly tabelou com Everaldo para emendar um belo chute e ampliar. No fim já com o rival atordoado, Biel sofreu pênalti, convertido por Vitor Jacaré.
O Bahia agora direciona as atenções para as disputas do Campeonato Brasileiro e da terceira fase da Copa do Brasil, ainda sem datas definidas, mas previstas para abril. Já o Jacuipense tem ainda no calendário a Série D, marcada para começar no mês de maio.