A Prefeitura de Salvador credenciou 573 ambulantes para trabalhar nos cinco dias de festa do Réveillon 2017. Todos os credenciados podem ser facilmente identificados com coletes para cada atividade exercida, assim como o treinamento necessário para atuar durante os festejos. Os ambulantes exercem diferentes funções na folia como vendedores de bebidas, baianas de acarajé, donos de carrinhos de churrasco e cachorro-quente, além de vendedores de picolé e água de coco. O treinamento ensinou também a esses ambulantes a técnicas de manipulação e acondicionamento de alimentos, detalhamento do que pode ser comercializado e noções acerca dos decretos municipais para o setor.
Produtos de vendedores não regulares serão apreendidos sob pena de multa. Também foram distribuídos 198 coolers térmicos com capacidade para 80 latinhas cada para melhor acondicionamento dos produtos.
A fiscalização da venda também acontecerá na festividade contando com setenta e oito agentes. As ações visam coibir a venda de alimentos em espetos, bebidas artesanais como “capeta” e “príncipe maluco”, assim como aquelas acondicionadas em recipientes de vidro. Semanas antes da festa, também foram notificados sessenta estabelecimentos em conjunto com a Defesa Civil (Codesal), a Operação Pré-Réveillon, com o objetivo de combater o uso da publicidade e desenvolvimento de atividade comercial sem autorização durante o evento. A Sucom destaca que o não cumprimento das notificações ensejará a aplicação das medidas fiscais pertinentes.
Varela Notícias