Chico Araújo
O torcedor do Bahia tá de ressaca hoje. Foi dormir de madrugada angustiado, após a tensão de uma decisão por disputa de penalidades que foi concluída apenas na oitava cobrança, quando Vitor Cuesta colocou a bola nas redes e o Bahia na terceira fase da Copa do Brasil.
Quem não assistiu pode achar que foi um jogo complicado, disputado… Se engana. O Caxias, lá no estádio Centenário, em Caxias do Sul, saiu na frente com cinco minutos de jogo. Após cobrança de escanteio, Caio Alexandre tentou sair da frente da bola, mas ela bateu em seu ombro e pegou Marcos Henrique de surpresa. Gol contra e 1×0 para o time da casa.
A virada tricolor veio rápido, ain da na primeira etapa, com Cauly, lembrando o Cauly do ano passado, em jogada pessoal, limpou e bateu da entrada da área.
Depois, numa jogadinha de vídeo game Everton Ribeiro tocou de calcanhar para Everaldo que cruzou nos pés de Thaciano para fazer o gol de número 10 mil da história do tricolor.
– Thaciano – “Feliz de entrar para a história do clube. Mas o mais importante foi a gente terminar na frente no primeiro tempo”
A partida ficou nas mãos do Bahia que tocou a bola com qualidade e desperdiçou alguns gols. Aí, lembrando a máxima de que quem não faz, toma, aos 44 minutos, Robinho ganha no alto de Rezende e escora um cruzamento feito na medida. Empate no centenário e disputa de penalidades. Tudo o que o torcedor que iria acordar cedo não queria.
E aí, roleta russa. O Caxias desperdiçou as duas primeiras cobranças, o tricolor ficou na frente, mas Arias e Yago perderam suas cobranças e a disputa foi para cobrança a cobrança. O Caxias despediçou e coube a Victor Custa garantir a vaga na terceira fase, que terá jogos de ida e volta, mais de R$ 2 milhões na conta e o desabafo do técnico tricolor:
– Rogério Ceni – – Mas eu destaco muito mais o lado positivo. O meio de campo foi muito bem, acho que cansamos um pouco no final. Eu tentei escalar um time mais alto, com Rezende e Everaldo, porque eu sabia da qualidade da bola aérea, sabia que eles tentariam e teriam as melhores oportunidades assim. Cuesta iniciou a jogada do primeiro gol, Kanu iniciou a jogada do segundo. Passes decisivos. Acho que foi um bom jogo. O placar não reflete o que foi o jogo. E o sofrimento final acontece porque não tivemos calma para finalizar o jogo antes do segundo gol do Caxias
+++
No Vitória, ontem foi um dia de festa para a torcida, com a chegada do atacante Luiz Adriano. Ontem mesmo ele foi apresentado, já de corte novo, se colocando a disposição do técnico Léo Condé, e provocando a torcida do rival com a possibilidade de “pescaria” no BaVi: 8’48
– Luiz Adriano – – Se você pegar meu histórico, sempre estive à disposição dos treinadores por lá. Sempre estive em alto nível e preparado para ajudar em boa forma. Mas são escolhas deles [treinadores]. Não posso me meter ou brigar, sempre priorizei meu trabalho. E se eu fizer gol no Ba-Vi, com certeza vai ter …
Luiz Adriano não pode jogar o Baianão, mas tem pela frente Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Brasileirão da Série A.
+++
Por falar em Baianão, as partidas de volta das semifinais acontecem no final de semana. Sábado tem Bahia x Jequié, na Arena Fonte Nova e no domingo, Vitória x Barcelona, no Barradão. A dupla Bavi tem vantagem e os jogos terão transmissão exclusiva da TVE começando sempre às 15h30.
+++
Os interessados em participar do workshop Mais mulheres no Esporte – No cenário do Boxe – têm atéhoje, para realizar sua inscrição, que é gratuita. Com temas sobre a história e o desenvolvimento do boxe feminino, as palestras serão ministradas por profissionais da Confederação Brasileira de Boxe (CBBOXE).
O evento acontece amanhã sexta-feira, no auditório do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (BEPE), que fica ao lado do Estádio de Pituaçu.