Levantamento realizado pelo Cuponomia, mostrou ainda que a utilização dos dispositivos móveis cresceu 11% com relação ao ano passado
Após a Black Friday, surgem as projeções de vendas para o Natal, reconhecido como o período mais significativo do ano tanto para o varejo físico quanto online. Com o intuito de analisar as principais tendências e o comportamento do consumidor neste período, o Cuponomia divulgou os dados de seu levantamento anual.
Segundo os resultados, um número significativo de 79% dos consumidores online planeja gastar com produtos para o Natal de 2023, um aumento de 5% na intenção de compra, com relação à 2022. Por mais um ano, os smartphones permanecem como o dispositivo preferido de 83% dos consumidores online para realizar compras, destacando-se no topo dessa preferência, um aumento de 11% em comparação com 2022. A pesquisa completa pode ser conferida no link.
Para Ivan Zeredo, diretor de marketing do Cuponomia, essa escolha reiterada está ligada à facilidade e segurança proporcionadas pelo acesso às lojas online através dos dispositivos móveis: “Os consumidores buscam praticidade e confiabilidade ao fazer compras online, e os smartphones oferecem essa combinação já que cada vez mais marcas têm investido em novas tecnologias para otimizar e garantir a segurança dessas transações.”
Um exemplo desse investimento são as iniciativas recentes do Cuponomia em seu próprio aplicativo, que busca aprimorar a experiência do usuário. O app oferece um testador de cupons e outras funcionalidades que garantem cashback em compras recorrentes, como em aplicativos de delivery, transporte e recarga de celular. Recentemente, a empresa celebrou a marca de 1 milhão de downloads nas principais lojas de aplicativos do país, evidenciando a receptividade dos consumidores. A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 15 de novembro. Confira mais insights a seguir.
Categorias mais buscadas
Sobre as categorias mais procuradas, os dados indicam uma grande procura por produtos de moda, com 39% dos entrevistados direcionando seus gastos para esse segmento. Outras áreas de interesse incluem eletrodomésticos (29%), maquiagem e beleza (25%), informática (25%), smartphones (24%) e outros eletrônicos (24%).
Influência da Black Friday
A Black Friday também mostrou sua influência crescente, com 66% dos usuários aproveitando as ofertas do período para adiantar suas compras de Natal, representando um aumento de 3% em relação ao ano anterior. “A Black Friday já se consolidou como um período estratégico e a adesão cada vez maior dos consumidores a essa prática reforça a importância das empresas em oferecerem promoções atrativas durante esse período”, finaliza Zeredo.