Com o objetivo de garantir maior segurança aos banhistas que frequentam as praias da Costa de Camaçari, a Prefeitura, através da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), entregou, na manhã desta quarta-feira (30/11), certificados para 94 guarda-vidas, que participaram de capacitação profissional, entre os dias 7 e 17 deste mês. O prefeito Elinaldo Araújo, secretários municipais e vereadores, participaram do ato.
Em sua fala, o chefe do Executivo ressaltou a importância do turismo como vetor de crescimento econômico das cidades, e afirmando que o litoral de Camaçari tem forte potencial para a atividade turística, destacou que, “nosso litoral é um dos mais bonitos do mundo”. Citando os investimentos que a gestão municipal tem aplicado para fortalecer a prática no município, pontuou, “começamos a reestruturar a nossa costa, onde fizemos reformas em importantes praças, como em Vila de Abrantes e Jauá, requalificação de campos de futebol e mercados na região”.
Reconhecendo que turismo não se faz só de lugares bonitos para visitar, mas de boa infraestrutura e logística, incluindo serviços de saúde e segurança, tanto para os moradores quanto para quem visita a costa da cidade, o prefeito Elinaldo reforçou, que “turismo é um conjunto de tudo, então, criamos um convênio com a Polícia Militar, ampliamos os serviços das UPA [Unidade de Pronto Atendimento] de Arembepe, e do PA [Pronto Atendimento] de Vila de Abrantes, e instalamos uma base do Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], para melhorar o atendimento de urgência e emergência de todas as pessoas que precisem de atendimento”.
A titular da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), pasta responsável pela fiscalização da atividade de guarda-vidas no município, Arlene Rocha, parabenizou todos os profissionais presentes e exaltou o esforço de cada um. “Para mim, é uma felicidade enorme estar aqui hoje, fazendo esta entrega. Não foi um processo fácil, mas agora contamos com a nova empresa, fazendo este trabalho com vocês”, comentou a secretária, garantindo que, “acompanharemos os trabalhos de perto, para que tudo ocorra conforme está no contrato e no edital, de forma que todas as necessidades sejam atendidas com afinco”.
Prestigiando o momento, a gestora da Secretaria do Turismo (Setur), Cristiane Bacelar, falou da importância da formação dos guarda-vidas, sobretudo, para a alta temporada do turismo, e comentou, “sabemos que o verão vem pujante, com alto fluxo de turistas em nossa cidade, e os guarda-vidas são peças fundamentais. Hoje, estamos aqui formando guerreiros, e tenho certeza que farão o melhor trabalho, para que o nosso verão seja forte e, acima de tudo, muito seguro”.
O guarda-vidas Niel Santana, de 35 anos, é morador da localidade de Jauá. Ele, que atua fazendo salvamentos no mar desde 2019, comentou que descobriu o amor pela atividade, por acaso. “Há alguns anos, fiz um salvamento de um jovem. Eu não era guarda-vidas ainda, mas quando o vi afundando, fui lá e tirei ele. Aí, quando ele estava em segurança, eu comecei a pensar que podia ajudar mais. Daquele dia em diante, procurei me aperfeiçoar, e ingressei na profissão”. Sobre o curso de requalificação, Niel comentou ter sido uma boa experiência, e completou, “aprendemos técnicas novas e mais avançadas, que poderão ser aplicadas em pessoas de diferentes casos, inclusive vítimas de quedas, de traumas físicos”.
Das três mulheres que compõem o grupo de guarda-vidas certificados, Queite Bitencourt falou de como se sente, por fazer parte de um grupo, cuja a maioria é formada por homens. Ela, que ingressou na profissão desde 2011, afirmou que, “me sinto privilegiada por fazer parte desta equipe. Sempre fui muito respeitada pelos colegas. No início, por questão de adaptação, as pessoas ficam um pouco inseguras de serem salvas por uma mulher, mas depois que veem nossa atuação, as impressões mudam”. Sobre o curso, do qual participou, ela comentou que, “é um momento muito importante para todos nós, e a população só tem a ganhar, porque nossas praias se tornam ainda mais seguras”.
Também participaram da diplomação dos guarda-vidas, o gestor da Secretaria de Governo (Segov), José Gama; o coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares; os vereadores Flávio Matos e Deni de Isqueiro; e representantes da empresa, prestadora do serviço de salvamento.