A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) realiza nesta terça-feira (13) e na quarta-feira (14) a ação Diabetes Sem Complicações, campanha interativa de conscientização sobre o coração e os rins. A ação que acontece no metrô de Salvador, foi lançada em agosto, em São Paulo, e agora percorre outras cidades brasileiras. Na ocasião, as pessoas que circularem pelo local serão convidadas a montar um quebra-cabeças gigante, que trará dados sobre a prevalência de problemas cardíacos e renais entre os diabéticos, bem como informações sobre prevenção. Haverá um porta-voz da SBD no local, disponível para alertar a população para a importância de prevenir essas complicações ligadas a doença. Paralelamente, um vídeo e fotos com o casal de artistas Flávia Alessandra e Otaviano Costa – os embaixadores da campanha — estão sendo veiculados nas redes sociais da SBD, juntamente com textos relacionados aos cuidados necessários para evitar o impacto nocivo do diabetes sobre os rins e o coração. De acordo com dados da SBD, até 40% dos indivíduos com diabetes desenvolvem problemas nos rins e apresentam um risco de duas a quatro vezes maior de morrer devido a uma doença cardiovascular, como infarto e AVC.¹. No estado da Bahia, há registro de mais de 200 mil pessoas com diabetes, sujeitas a tais consequências, segundo o Data SUS.