A primavera está chegando e com ela um caldeirão de atividades, espalhadas por diversos museus administrados pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). Com a temática ‘Museus, Memórias e Economia da Cultura’, a programação da 10ª Primavera dos Museus apresenta filmes, exposições, visitas mediadas, seminários, palestras, oficinas e cursos, dentre outras ações.
A ação “Primavera dos Museus” é nacional e acontece há 10 anos, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura (Ibram), segue até o dia 25 de setembro, em todo o país e reúne 753 museus com mais de duas mil atividades. Na Bahia, as comemorações se prolongam até o final da estação, em 21 de dezembro, com acesso gratuito de terça-feira à domingo, sempre no turno da tarde.
As atividades acontecem no Palácio da Aclamação, o Museu de Artes da Bahia (MAB), Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), no Palacete das Artes, todas na cidade de Salvador e no Parque Histórico Castro Alves, na cidade de Cabaceiras do Paraguaçu, região do Recôncavo Baiano.
PROGRAMAÇÃO
PALÁCIO DA ACLAMAÇÃO
23/09 – 09h às 12h / 14h às 16h: Oficina de Flores e Contação de Histórias. A ação, promovida pelo Núcleo de Articulação da DIMUS, tem como objetivo desenvolver a linguagem oral das crianças participantes, além de estimular o gosto pela leitura e promover a interação museu-escola através da realização de atividades lúdicas. A programação terá início com a Contação de Histórias, que irá trabalhar com a temática do patrimônio, seguida da Oficina de Confecção de Flores, que serão criadas com a utilização dos materiais papel de seda e papel crepom. A atividade conta com a disponibilidade de 30 vagas por turno.
MUSEU DE ARTE DA BAHIA (MAB)
24/09 – 14h: Feira Agroecológica para adultos e crianças, na Varanda do Casarão. A feira agrega oficinas, palestras, debates sobre agroecologia e noções de alimentação saudável, em parceria com o projeto Redemoinho. No mesmo dia, o Setor Educativo do MAB realiza Oficinas de Plantio e afins para crianças e adultos e faz “Mediação” especial na coleção “Madeiras do Brasil” do acervo do Museu.
29/09 – 17h: O palestrante Joaquim Mendes de Souza Neto, vai abordar o tema: “Meio ambiente uma visão holística”.
MUSEU DE ARTE MODERNA (MAM)
25/09 – Contação de Histórias, às 16h
Tema: Obra ‘Menina com Flores’ da Artista Djanira
Ministrante: Educativo MAM
Oficina de Litogravura – Prof. Renato Fonseca
Data: terças e quintas
Horário: 14h às 17h
Local: Espaço das Oficinas do MAM
Oficina de Cerâmica – Profa. Betânia Vargas
Data: terças e quintas
Horário: 9h às 12h
Local: Espaço das Oficinas do MAM
Oficina de Xilogravura – Prof. Florival Oliveira
Data: segunda a sexta
Horário: 14h às 17h
Local: Espaço das Oficinas do MAM
PALACETE DAS ARTES
Durante a 10ª Primavera de Museus, o público poderá conferir três exposições:
“Janelas Urbanas” – de Waldo Robatto, apresenta 40 telas que retratam a cidade, o movimento das pessoas e o vai e vem no dia a dia de quem convive com as diversas intervenções do espaço urbano e geográfico. Na Sala Contemporânea.
“Quase Real…” – do psicólogo e fotógrafo Paulo Mittelman, apresenta 65 fotografias com temáticas variadas de natureza, gente, visões e imagens construtivistas. No segundo pavimento da Sala Comtemporânea.
“6 Olhares” – sob a curadoria de Waldo Robatto, exibe trinta obras dos artistas Cris Muiños, Leda Margarida, Teca Abbehusen, Terezinha Teixeira, Vanessa Ferreira e Zuzo Marini, com temas ligados a natureza, animais, cidade, além do comportamento das pessoas, olhares e estéticas urbanas. Na Galeria Mansarda.
23/09 a 25/09 – 10h às 19h: Mais de seis mil orquídeas de espécies híbrida e nativa, além de cerca de 100 espécies de bonsai, estarão à disposição nos jardins do Palacete das Artes, além de oficinas gratuitas sobre cultivo de orquídeas e bonsai, apresentadas pelos mestres João Frigo e Sérgio Bittencourt. Os visitantes que cultivam orquídeas e outras plantas podem trazê-las e compartilhar experiências sobre o cultivo. O bazar de cerâmicas do museu, especial “Natureza”, também marcará presença na feira com mais de 500 peças em cerâmica.
24/09 – 14h às 18h: Projeto Trocando Palavras reunir diversas atividades no museu. Além da tradicional troca de livros e de brinquedos, um palco aberto estará à disposição dos poetas, durante toda à tarde, para recitação de poesias, além de apresentação musical. A educadora e contadora de histórias Lucianna Ávila vai coordenar a Oficina Itinerante de Contação de Histórias. O objetivo é instigar os participantes a darem vida e voz às histórias. Para isso, serão apresentadas técnicas e metodologias sobre como preparar uma narrativa, percepção da estrutura e clímax, enriquecimento da história, cantigas e exercícios que ampliem o repertório do narrador, fortalecendo seu perfil e identidade. Além dessas abordagens serão desenvolvidos exercícios que estimulam a criatividade e a oralidade.
24/09 – às 14h: Oficina de Light Painting. A ação será realizada em parceria com a coordenação de Artes Visuais da Funceb. Na sala de cinema do museu, a técnica fotográfica onde a longa exposição registra o movimento de uma origem luminosa, com fotografia e exposição, promete agitar o público juvenil no encerramento da 10ª Semana dos Museus. A atividade é voltada para crianças e adolescentes.
PARQUE HISTÓRICO CASTRO ALVES
25/09 – 9h às 14h – Feira de artesanato local.
Visitação: terça a sexta, das 9h às 12h e 14h às 17h. Fins de semana e feriados, das 9h às 14h.
Entrada: grátis
Praça Castro Alves, nº 106, Centro – Cabaceiras do Paraguaçu (BA) / Tel.: (75) 3681-1102