A unidade itinerante pertence ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), atenderá até o fim do mês no estacionamento São Raimundo, no Vale dos Barris. A castração é uma atitude de amor e de prevenção. Além de manter a saúde dos animais de estimação em dia, reduz o risco de tumores e outras doenças reprodutivas.
Clínicas veterinárias com preços acessíveis em Salvador costumam cobrar entre R$ 80 e R$ 150 pela operação de esterilização. Para quem quer economizar no pagamento de cirurgia de esterilização animal, uma boa e econômica opção é levar o cão ou o gato para o atendimento no Castramóvel.
Como funciona o serviço gratuito
As segundas e terças-feiras deste mês de outubro, o bicho de estimação que for levado ao Castramóvel passará por cadastramento e triagem – procedimento que avaliará se o animal está totalmente saudável para passar pela cirurgia.
Depois disso, o pet é encaminhado para o procedimento de castração, que ocorrerá às quartas, quintas e sextas-feiras. Todos os atendimentos acontecem sempre de 8h às 12h. Diariamente são distribuídas 100 fichas para o atendimento.
Critérios
O animal deve ter de seis meses a cinco anos de idade. O responsável pelo bicho deve comparecer à unidade itinerante munido de cartão do SUS, documento com foto e cartão de vacina antirrábica do cão e/ou gato a ser castrado. É imprescindível que o cartão esteja atualizado, com a vacina aplicada há menos de um ano.
Os bichinhos só poderão ser castrados 10 dias após a aplicação da vacina antirrábica. Não poderão passar pelo procedimento cirúrgico os animais que estiverem doentes, com infestação de pulgas ou carrapatos, fêmeas no cio ou gestantes.