Segundo a ABESO (Associação Brasileira para Estudo da Obesidade), no Brasil, a obesidade vem crescendo cada vez mais. Alguns levantamentos apontam que mais de 50% da população está acima do peso, incluídas na faixa de sobrepeso e obesidade. Entre crianças, o número estaria em torno de 40% de acordo com projeções baseadas no último levantamento do IBGE.
De acordo com o mapa da obesidade, criado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), a região nordeste tem 28.1% das crianças entre 5 e 9 anos com excesso de peso e 16.6% das crianças e adolescentes entre 10 e 19 anos também sofrem de obesidade.
Além de causas patológicas e/ou genéticas, o sobrepeso está diretamente relacionado aos maus hábitos alimentares e a falta de exercício físico. A mudança de comportamento dos jovens, que estão cada vez mais deixando de praticar esportes, também é um dos fatores para esse crescimento desenfreado.
A atividade física é fundamental para o crescimento e desenvolvimento saudável, melhor auto-estima, fortalecimentos dos ossos, músculos e articulações, melhora da postura e equilíbrio, controle do peso, entre outros. Por conta disso, o Varela Notícias conversou com o educador físico Paulo Vinícius Soares, profissional com experiência em escolas de Salvador, procurando entender a mudança de comportamento que resulta na diminuição da prática esportiva.
O professor acredita que os pais e a sociedade como um todo, tem papel fundamental na educação dos jovens, além de poder influenciar na postura da escola em relação à Educação Física. Confira entrevista completa:
Varela Notícias: Qual a importância da atividade física na vida das crianças e adolescentes?
Paulo Vinícius Soares: “O esporte é importante para a formação destes jovens em desenvolvimento. Ele assume um papel importante, tornando essa criança ativa, promovendo a saúde e associado a outros fatores, podendo prevenir que doenças ligadas ao sedentarismo atinjam este indivíduo. Além disso, a Educação Física tem papel importante no estímulo ao trabalho em equipe e a interação social. Por essas e outras questões, a Educação Física se torna vital no processo de ensino”.
VN: Você tem percebido uma redução no número de alunos que praticam exercício físico?
PVS: “Existe sim. Na verdade, já começa pelo plano pedagógico escolar. Geralmente, a Educação Física é ofertada apenas em um horário por semana. Diferente das outras disciplinas. Outro detalhe é que algumas escolas também não possuem infraestrutura para se desenvolver alguma prática esportiva. São escolas pequenas que não tem locais adequados para tal prática. ginásios e quadra poliesportivas são artigos de Luxo em Salvador, principalmente nas escolas situadas na periferia”.
VN: Você acredita que o aumento de crianças com sobrepeso se deve ao fato da diminuição da prática esportiva?
PVS: “A educação física na escola tem um papel importantíssimo, atuando como promotora da saúde. A prática regular de esportes dentro e fora da escola se torna uma ferramenta importante no combate e no controle dessas patologias. A criança que não praticou atividade física, provavelmente, se tornará um adulto inativo fisicamente”.
VN: Quanto aos aparelhos eletrônicos, você acredita que eles atrapalham na relação da criança com a atividade física?
PVS: “A palavra-chave seria o equilíbrio. Os pais têm uma responsabilidade muito grande sobre a educação dos filhos. Não tem como tirar a criança desse contexto tecnológico que todos nós vivemos. Mas é possível sim, o dia tem 24 horas. É possível tirar uma parte desse tempo para a realização de exercícios, destacando a importância da supervisão de um profissional de Educação Física”.
VN: Você utiliza algum método específico para manter o interesse dos alunos no esporte?
PVS: “Hoje os adolescentes estão preocupados muito com a questão do desenvolvimento do seu corpo. Então desenvolvemos estratégias utilizando o jogo e a brincadeira como algo benéfico para a descoberta do próprio corpo e a interação deste corpo com o meio. O foco principal é a promoção da saúde, o estímulo à vida ativa e a prevenção de doenças como sedentarismo, obesidade dentre outras, que podem ser evitadas com a prática regular de esportes. Sempre focando na melhora da saúde e, consequentemente,da qualidade de vida.
VN: Existe alguma mudança que possa ser feita no molde atual da Educação Física nas escolas, que possa aumentar o interesse dos jovens?
PVS: “Os mega eventos que aconteceram no Brasil, como a Copa do Mundo e a Olimpíada, talvez tenham conseguido despertar um olhar dos educadores, dos pais e das crianças para o incentivo da prática esportiva. Quando observamos o estudante do Ensino Fundamental II ou no Ensino Médio, a escola foca o seu conteúdo programático na preparação dos alunos para o vestibular, o ENEM. Então a Educação Física acaba sendo “colada para escanteio” porque não vai ser abordada diretamente nos vestibulares. Mas, a função da escola seria preparar o cidadão para vida e não para uma prova”.
Varela Notícias