O Avaí retornou ao G4 da Série B neste sábado. Recebendo o Tupi na Ressacada, o time do técnico Claudinei Oliveira confirmou seu favoritismo contra o adversário que briga para sair da zona de rebaixamento e assumiu a terceira colocação do campeonato ao vencer por 1 a 0, com gol contra do zagueiro Bruno Costa, ultrapassando o Bahia que está provisoriamente na quarta colocação. Contando com um bom público dentro de casa, o Leão se recuperou da derrota para o Atlético-GO na última rodada e retomou a confiança para os sete compromissos restantes nesta temporada.
O início do duelo foi meio morno, entretanto, dos donos da casa trataram de se impor após os primeiros minutos das equipes se estudando. A grande chance do Avaí no primeiro tempo aconteceu aos 29 minutos. Em boa enfiada de bola Rômulo dominou, levou para o meio e soltou um forte chute, obrigando Rafael Santos a fazer excelente defesa. Segundos depois o atacante voltou a oferecer perigo à meta adversária em chute na entrada da área, porém o goleiro do Tupi foi muito bem mais uma vez e bloqueou o bate.
A insistência dos donos da casa, enfim, surtiu efeito aos 32 minutos de jogo, quando o zagueiro do Tupi Bruno Costa acabou resvalando o cruzamento da esquerda e jogando a bola contra o próprio gol. Em vantagem no placar, o Avaí passou a dominar o jogo e com mais calma não deixou os rivais mineiros levarem perigo ao goleiro Renan. Antes do apito final o Leão quase aumentou o marcador após a falha de Rafael Santos, que saiu do gol para socar um cruzamento, sem sucesso. A bola ainda permaneceu viva na pequena área, mas a defesa dos visitantes afastou o perigo.
Diante da necessidade de correr atrás do prejuízo, o Tuipi voltou para o segundo tempo com uma postura diferente e bem mais disposto a dominar as jogadas de ataque. Com mais presença no campo do Avaí, os visitantes, no entanto, não conseguiam finalizar as oportunidades. Como resposta, aos 22 minutos, Alemão recebeu bom cruzamento da esquerda e cabeceou para fora, tirando a bola de Marquinhos, que estava atrás dele livre para dominar e estufar as redes.
Nos minutos finais o Tupi ainda aproveitou o recuo da equipe do Avaí, que passou a se estabelecer muito mais na defesa esperando por um erro dos rivais, que precisavam mais do que nunca do gol de empate. Tentando explorar o contra-ataque com os espaços deixados pelos mineiros, o Avaí conseguiu chegar algumas vezes na área oposta, porém faltou capricho na hora de finalizar a jogada e com isso o duelo termino mesmo com o placar de 1 a 0 favorável para os catarinenses.
Com a nova derrota, a tarefa do Tupi nesta Série B em busca da fuga do rebaixamento se tornou ainda mais difícil. Com 26 pontos, o time fica em situação muito delicada e agora terá de buscar duas vitórias contra Sampaio Corrêa, em casa, e Vila Nova, fora.
FICHA TÉCNICA
AVAÍ X TUPI-MG
Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC)
Data: 15 de outubro de 2016, sábado
Horário: 16h00 horas (Brasília)
Árbitro: Vinicius Furlan (SP)
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Gustavo Rodrigues de Oliveira (ambos de SP)
Cartões amarelos: Gabriel Santos, Marcel e Renan Teixeira (Tupi-MG); Judson (Avaí)
GOL:
AVAÍ: Bruno Costa (contra)
AVAÍ: Renan; Fábio Sanches, João Filipe (Judson), Betão e Fagner Alemão (Luiz Gustavo); Luan, Renato, Marquinhos e Capa; Vitor (Diego Jardel) e Rômulo
Técnico: Claudinei Oliveira
TUPI-MG: Rafael Santos; Henrique, Gabriel Santos, Bruno Costa e Luiz Paulo; Renan Teixeira, Marcos Serrato, Pedrinho (Hiroshi) e Marcel (Vinícius Kiss); Jonathan (Ygor) e Giancarlo
Técnico: Ricardinho