A pesquisa do Datafolha que apontou que 75% dos entrevistados consideram que a entrada de produtos contrabandeados no país, favorece o aumento da violência e da crimilnalidade. Apesar de reconhecer esta ligação, a maioria também admite que continuará consumindo produtos ilegais.
A pesquisa foi encomendada pelo Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO) e ouviu mais de 900 pessoas na Região Sudeste. Sobre o assunto, o programa entrevista o presidente da ETCO, Edson Vismona. Ele explica que a população, ao aceitar e consumir produtos piratas, colabora com a prática criminosa.
Vismona analisa ainda outros dados alarmantes constatados na pesquisa. “Mais de 80% reconhecem que o contrabando é uma atividade ilegal e que estimula as organizações criminosas. Mesmo assim, quase metade afirma que continuaria comprando produtos de origem ilegal. Ou seja, falta uma coerência ética no combate a essa prática”.
O estudo mostrou também que 87% dos entrevistados acreditam que as altas taxas de impostos sobre produtos fabricados no Brasil, favorecem o aumento de produtos contrabandeados, no território nacional.
ebc