Neste sábado e domingo, 5 e 6 de novembro, mais de 8 milhões de candidatos farão o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em todo o País. Após dias de turbulência na organização e adiamento da prova para mais de 240 mil candidatos por causa das ocupações de escolas em diversos Estados, o exame ocorre para 8,3 milhões de inscritos. Ao todo, 8,6 milhões se candidataram para o Enem neste ano. Esta é a segunda maior edição do exame, atrás apenas de 2014.
Os cerca de 240 mil alunos que tiveram o exame adiado por causa da ocupação das escolas farão a prova nos dias 3 e 4 de dezembro (sábado e domingo) — o MEC cancelou a aplicação da prova em 364 locais. Já o exame para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa foi remarcado para 13 e 14 de dezembro (terça e quarta-feira). O MEC informou que ainda poderá adiar o Enem para mais estudantes caso haja risco aos participantes ou alguma situação que atrapalhe a aplicação das provas neste fim de semana.
Neste sábado (5) e domingo (6), os portões nos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília). A aplicação das provas começa às 13h30. No sábado as provas são de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com 4 horas e 30 minutos de duração. No domingo será a vez de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, em 5 horas e 30 minutos de exame.
O que levar
É obrigatório levar um documento de identificação original com foto válido. Recomenda-se levar também o Cartão de Confirmação da Inscrição, embora ele não seja obrigatório.
Para fazer as provas, a redação e preencher o cartão de respostas o candidato terá de usar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas.
Não é autorizado o uso de celular ou qualquer aparelho eletrônico durante as provas. Os aparelhos terão de ser colocados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da cadeira até o final das provas.
O candidato também não poderá usar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares e portar armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte. Se estiver com um desses objetos, eles deverão ser colocados no porta-objetos.
Neste ano haverá, pela primeira vez, identificação biométrica dos estudantes. O objetivo é prevenir fraudes. As impressões digitais serão colhidas durante as provas. O Ministério da Educação informou que também haverá fiscalização dos lanches dos candidatos.
Local de prova
Os candidatos do Enem podem acessar o local de prova na internet ou pelo aplicativo do Enem. Além do local, data e horário de prova, o cartão de confirmação traz o número de inscrição do estudante, a opção de língua estrangeira e, quando for o caso, a indicação de atendimento especializado e específico e a solicitação de certificação do ensino médio.
O cartão de confirmação está disponível pela internet, na Página do Participante, e também no aplicativo do Enem, nas plataformas Android, iOS e Windows Phone. Para lembrar os estudantes, o Inep fez uma campanha de alerta, enviando SMS e e-mail a cada três dias para quem ainda não acessou o cartão. No dia da prova, não é obrigatória a apresentação do cartão. O acesso é de responsabilidade do candidato. A recomendação é que os participantes conheçam o trajeto para o local de prova com antecedência para evitar atrasos no dia do exame.
Horário
Com o horário de verão em vigor em vários estados, os estudantes que vão fazer a prova do Enem precisam ficar atentos ao horário de abertura e fechamento dos portões. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. As provas começam 30 minutos após o fechamento dos portões.
Em 18 Estados os estudantes farão a prova em horário diferente do de Brasília. Portanto, esses candidatos devem acertar os ponteiros do relógio ao da capital federal para não perder o exame.
O Acre, Roraima, Rondônia e Amazonas terão a maior diferença em relação à capital federal. Oito estados e o Distrito Federal acompanham o horário de Brasília e outros 14 estão têm apenas uma hora de diferença.
Os candidatos sabatistas — que guardam o sábado por motivos religiosos — devem chegar nos mesmos horários dos demais e serão acomodados em salas separadas até as 19h, quando podem iniciar a prova.
R7