Enquanto os fãs de carros ficam antenados nos lançamentos do Salão do Automóvel de São Paulo, nós da INFOMOTO estamos de olho nas novidades em duas rodas do Salão de Motos de Milão (EICMA 2016), que abre suas portas ao público nesta quinta-feira, 10 de novembro. Porém, a imprensa e profissionais do setor já acompanham os lançamentos desde ontem, o dia de coletivas do EICMA. Entre as dezenas de novas motos, o conceito T7, mostrado pela Yamaha, chamou a atenção. Afinal, deve dar origem a uma nova geração da lendária Ténéré com motor bicilíndrico.
Lançada em 1983, a Yamaha XT 600Z Ténéré é uma das precursoras do segmento bigtrail. Baseada nas motos da marca que disputavam o Rally Paris Dakar na época, a primeira Ténéré, monocilíndrica, tornou-se uma lenda e angariou uma legião de fãs em mais de três décadas de estrada. O último modelo, a XT 660Z Ténéré, foi recentemente aposentada. Seu monocilíndrico ficou ultrapassado e não atende a Euro 4, as novas normas europeias de emissão de poluentes que entram em vigor em 2017 e têm motivado a renovação de diversos modelos.
Exatamente por isso, a fábrica japonesa tratou de equipar o conceito T7 (uma sigla para Ténéré 700cc?) com o bicilíndrico de 700cc, que já equipa a naked MT-07, à venda no Brasil. Com bastante torque em baixos regimes e uma entrega de potência linear, o motor daria vida à uma verdadeira aventureira média, segundo a Yamaha. Com baixo peso e menos sofisticação do que suas concorrentes, a T7 será voltada para o uso no fora-de-estrada, mas sem perder o conforto para longas viagens.
A roda de 21 polegadas na dianteira e as suspensões KYB de longo curso que equipa o conceito reforçam a proposta mais off-road da futura Ténéré 700cc. Embora tenha sido apresentada como um conceito, a t7 é totalmente funcional – apesar de visualmente ser um protótipo. Chegou rodando ao palco da apresentação e protagoniza um radical vídeo no deserto africano, no melhor espírito Ténéré. Segundo o CEO da Yamaha motor Europa, Éric de Seynes, a Ténéré 700cc está sendo desenvolvida e deverá chegar ao mercado no final de 2018. Os fãs aguardam ansiosos.
uol