Ao menos 19 estados confirmaram manifestações para esta sexta-feira (11), Dia Nacional de Greve e em defesa dos direitos e contra a PEC 241, agora transformada em PEC 55. Segundo a CUT-BA nos locais de trabalho, haverá assembleias, atraso na entrada de turnos e paralisações parciais.
O Projeto de Emenda Constitucional do Governo Federal, prevê a redução de investimentos em vários setores, em especial, na educação. O projeto já está no Senado Federal, onde já foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.
Com cerca de 80% da população negra, afrodescendentes, em Salvador, a metrópole é espacializada com diferenças brutais em classe, gênero etnia e raça, promovido por 20% dos que dominam o poder econômico e politico. Sendo orquestrada por partidos anti a classe trabalhadora, que governa para as elites brancas, um dos articuladores do novo comando que vem descontruindo a democracia brasileira, rasgando a Constituição Cidadã representada por Michel Temer que assumiu a presidência da Republicas, derrubando a presidenta Dilma, legitimamente eleita com mais de 54 milhões de votos.
A Comissão Operativa das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, juntamente com diversos momentos sociais pela Bahia, confirmam uma mobilização em todo o território, que vão desde as passeatas, a mobilização, a fechamentos de comercio e repartições públicas.
Várias categorias e movimentos sociais marcam atividades por Salvador em diversos pontos:
Paralisação de 20 Categorias, começando às 0h do dia 11 de Novembro, com 301 municípios mobilizados.
Na Bahia ocorrerão ações junto com as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo toda sexta feira (11), intitulada sexta da resistência no Rio Vermelho.
Às 7h acontecerá manifestação do serviço público em frente ao Shopping Bahia e às 15h tem passeata do Campo Grande ao Campo de Pólvora.
Os rodoviários também farão paralisação das 4 às 8 horas da manhã.
Além dos protestos contra a PEC, os trabalhadores aproveitam o dia para inclusive diversas mobilizações contra a aposentadoria aos 65 anos, terceirização sem limites, reforma do ensino médio e o que os trabalhadores chamam de desmonte e precarização do serviço público.
Por causa dessa mobilização, as aulas ficam suspensas em escolas públicas estaduais e municipais de Salvador e de algumas cidades do interior. Os estudantes também prometem participar das mobilização, inclusive os que estão em faculdades particulares.
A maioria das entidades de classe está fazendo convocação para a concentração em frente ao Shopping da Bahia, uma das áreas mais movimentadas de Salvador, onde o trânsito deve ser interrompido, pelo menos em alguns momentos.
A sexta-feira também vai ser dia de manifestação no centro da cidade. A partir das 8h, está pevisto o início da mobilização de Comerciários, Vigilantes, Bancários, Servidores da UFBa e policiais civis. A concentração vaio ser em frente à Cada D´Itália, a partir das 8h. Mas os policiais civis prometem levar faixas e cartazes para a Praça da Piedade, onde protestam contra a violência e mostram números levantados pelo sindicato da categoria.
Justiça
Os servidores do Tribunal de Justiça prometem parar durante toda a sexta-feira, suspendendo o atendimento ao público. A paralisação foi convocada tanto pelo Sindicato dos servidores Auxiliares do Poder Judiciário, como pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário.
Metrô
Os trens do metrô funcionam normalmente a partir das 5h. Não há nenhuma informação de adesão dos metroviários ao movimento grevista.
Rodoviários
Os ônibus não vão circular das 4h às 8h, de acordo com o diretor de formação política do sindicato dos Rodoviários da Bahia e diretor nacional da CUT, Tiago Ferreira.
Comércio
O Sindicato dos Comerciários de Salvador informa, em seu site, que a categoria deve paralisar pontos do comércio, mas não explica que tipo de mobilização vai ser feito para que as lojas da cidade não funcionem.
Shoppings
Também não há confirmação sobre a paralisação total dos serviços nos shoppings de Salvador, que confirmaram atividade normal nesta sexta-feira.
Bancos
Professores
A APLB-Sindicato marcou encontro dos professores a partir das 7h, em frente ao Shopping da Bahia e também confirmou participação da categoria na passeata prevista para as 15h, saindo do Campo Grande em direção ao Fórum Rui Barbosa.
Ferry
O sistema que opera as travessias entre Salvador e a Ilha de Itaparica está com funcionamento confirmado, inclusive anunciando desde esta quinta-feira que o serviço de hora marcada para veículos não está mais disponível para quem vai viajar nesta sexta-feira (11) e para quem retornar da Ilha de Itaparica na próxima terça-feira (15), feriado da Proclamação da República.
Trens
Os ferroviários informaram que os trens do Subúrbio Ferroviário de Salvador ficarão parados das 5h30 às 10h.