A Série B tem ainda mais duas rodadas. O Dragão (70) conquistou o título antecipadamente e Vasco (62) e Avaí (62) deram passos importantes para garantir as vagas de acesso. Na quarta colocação, o Bahia (60) está a dois pontos do segundo e terceiro colocados, e três pontos à frente dos concorrentes Náutico (57, com mesmo número de vitória que o Bahia, 17) e Londrina (57, com 15 vitórias), que ainda brigam por vaga no G-4.
A próxima rodada pode garantir o acesso dos quatro clubes para a Série A, caso ocorra uma combinação de resultados. O Bahia, por exemplo, se vencer o Bragantino (já virtualmente rebaixado) na Fonte Nova (com estádio lotado e 43 mil ingressos esgotados) e Náutico (jogando em Minas contra o rebaixado Tupi – olha a oportunidade de mala branca!) e Londrina, enfrentando em casa o o Avaí (terceiro colocado) pode garantir antecipadamente o acesso sem depender do último jogo contra o campeão Atlético GO, no Serra Dourada. Mas, se fizer quatro pontos nas próximas duas rodadas também se garante sem depender dos rivais.
Inclusive, uma combinação maior ainda de resultados (caso os Náutico e Londrina percam suas partidas) pode dar a vaga ao Bahia apenas com um empate – assim ficaria quatro pontos acima dos rivais e não poderia ser ultrapassado.
Na última rodada, o Londrina enfrenta o Bragantino, em Bragança Paulista, e o Náutico pega o Oeste, em casa.
Já o Vasco, segundo colocado, pega na próxima rodada o Criciúma, em Criciúma, e encerra a temporada contra o Ceará, no São Januário.
O Londrina, que tem a difícil missão de receber o Avaí (dependendo de pouco para garantir o acesso), enfrenta na 38ª rodada o Brasil de Pelotas, na Ressacada.
O CRB (55) ainda teria remotas condições de acesso, caso todo mundo perdesse suas partidas e ele ganhasse as duas que faltam, contra o Brasil de Pelotas, em Pelotas, e o Luverdense, em Maceió.
(Chico Araújo)