O vestibular 2017 da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) foi adiado para os dias 15 e 16 de janeiro de 2017. A nova data foi divulgada nesta quarta-feira (16), após as novas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) coincidirem com um dos dias do vestibular da Uesb, inicialmente agendado para os dias 4 e 5 de dezembro.
As atividades acadêmicas e também as administrativas ficaram comprometidas com as ocupações estudantis, que são contra a Proposta de Emenda à Constituição que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos, a PEC 55, antiga PEC 241. A Uesb foi uma das universidades do país que tiveram os campi ocupados.
As sedes em Jequié, Vitória da Conquista e Itapetinga já tiveram o pedido de desocupação emitido pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) e os estudantes deverão deixar os locais até o dia 20 de novembro.
Em 2017, serão oferecidas 1.186 vagas, sendo 727 ingressos no primeiro semestre e 459 oportunidades para o segundo. Além de questões objetivas, o exame é constituído por uma redação. Na Bahia, o Enem foi adiado para mais de 30 mil inscritos . As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de dezembro.