Revitalização inclui ainda a Praça Inocêncio Galvão e as ruas da Forca e do Cabeça
O Largo Dois de Julho ganhou neste sábado (19) novos mercados requalificados, além da revitalização da Praça Inocêncio Galvão e das ruas da Forca e do Cabeça. Foram requalificados os mercados Dois de Julho e das Flores, e a região do entorno recebeu pergolados recuperados, nova iluminação cênica e projeto paisagístico. O prefeito ACM Neto realizou a entrega dos espaços na presença de secretários e dirigentes de órgãos públicos envolvidos com as obras.
O novo Mercado Dois de Julho passa a contar com 10 boxes, com balcões frigoríficos e comércio de outros produtos. Já o das Flores foi reformado e, com as obras, ganhou três quiosques e nove boxes. A região ganhou novo pavimento, revisão do sistema de drenagem e projeto paisagístico. Uma área externa foi estruturada para receber até 70 feirantes. As ações integram o programa Território Empreendedor da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).
“Quando assumi a Prefeitura havia muita desorganização no Dois de Julho. Melhoramos a infraestrutura, ordenamos mais de 70 feirantes e comerciantes e, agora, entregamos à população obras essenciais que vão dar mais vida ao bairro”, disse o prefeito ACM Neto. Em seu discurso, o prefeito, que ganhou de presente uma fotografia de seu avô (o senador Antonio Carlos Magalhães) da moradora Maria Pinheiro de Almeida, afirmou que, a partir do ano que vem, a Prefeitura estará com um olhar ainda mais atento para o centro antigo.
Algo que está para se tornar uma tradição no bairro, com ocorrências quinzenais, é a Feira Multicultural do Dois de Julho, que integra o projeto de requalificação e reúne arte, música, gastronomia e artesanato – tudo produzido pelos próprios moradores da localidade. A feira tem por objetivo movimentar a vida cultural no Dois de Julho como forma de chamar a atenção dos visitantes para tudo o que o tradicional bairro tem a oferecer.
Iluminação – O local teve ainda o parque de iluminação totalmente revitalizado com a utilização de luminárias de vapor metálico, que proporcionam uniformidade, além de maior controle de cores, garantido à área maior conforto visual e promovendo melhorias, inclusive, na segurança do entorno. Somente em iluminação, foram investidos R$ 150 mil, através da Diretoria de Iluminação Pública, órgão da Semop.
Governança empresarial – Além da parte cultural, o novo Largo Dois de Julho passa a contar com um grupo de trabalho, composto por integrantes da Semop, do Sebrae e da comunidade, envolvendo artistas, empresários, artesãos, etc., num total de 50 membros. Dentre os temas discutidos pelo grupo estão melhorias para o bairro nos âmbitos culturais, humano e de infraestrutura.
Território Empreendedor – As ações integram o projeto Território Empreendedor, que conta com a parceria do Sebrae. O objetivo é investigar, diagnosticar e oferecer soluções para que os comerciantes locais se adequem a formas mais modernas de adquirir, preparar, oferecer e obter lucratividade com os produtos das áreas que atuam. Foram mapeados 40 bares, restaurantes e botecos de comidas típicas da região, fortalecendo o roteiro gastronômico como estratégia para desenvolvimento local.
Dentro dos temas abordados pelo Sebrae constam o reforço da governança local, a implantação da Feira Multicultural, a criação de um corredor gastronômico a fim de dar mais opções a soteropolitanos e turistas. Entre as intervenções desse projeto está a requalificação dos espaços e estruturas do comércio informal da Avenida Sete de Setembro e entorno.
“Num primeiro diagnóstico na região foram percebidas falhas/carências na gestão e no controle financeiro, além de falhas na exposição de produtos. A eles foram sugeridas soluções para esses entraves, bem como a utilização de ferramentas de tecnologia e inovação, em conjunto com técnicas de gestão, inovação, propaganda e outros meios para atrair e receber bem o público”, explica a gerente de Projetos do Sebrae em Salvador, Idimara Dantas.
A revitalização do Dois de Julho é apenas uma das etapas do programa Território Empreendedor. Entre as ações já realizadas dentro desse programa estão o ordenamento do comércio informal e a recuperação das transversais destinadas a essa atividade comercial, das praças da Piedade, Relógio de São Pedro – incluindo o funcionamento do relógio – e de São Bento. O programa prevê ainda a reforma da Avenida Sete, com o alargamento dos passeios, prevista para 2017. No total, o investimento nas obras entregues neste sábado pelo prefeito ACM Neto foi de R$ 2,9 milhões.