A novela “Verdades Secretas” foi premiada no 44º Emmy Internacional, nesta segunda-feira (21), no hotel Hilton, em Nova York, Estados Unidos. A produção, que concorria na categoria melhor novela, desbancou a “Regra do Jogo”, de João Emanuel Carneiro, a produção canadense “30 Vies – Samuel Pagé” e a filipina “Bridges of Love”.
De autoria de Walcyr Carrasco, “Verdades Secretas” foi exibida na Globo entre junho e setembro de 2015 e conquistou a audiência com sua trama sobre o submundo da moda.
Ao subir ao palco para receber o prêmio, Walcyr Carrasco se emocionou e agradeceu aos seus colegas pela vitória.
“‘Verdades Secretas’ foi uma novela onde mergulhei profundamente, um trabalho feito com a alma. A direção e o elenco também deram esse mergulho para dar vida aos personagens. Foi uma novela inovadora, que trouxe assuntos polêmicos, como a prostituição no mundo da moda – o famoso book rosa – e a destruição humana causada pelo crack. Foi libertador escrevê-la. Em si só, uma viagem profunda ao meu interior como artista”, celebrou o autor.
Grazi Massafera, que concorria ao prêmio de melhor atriz por sua atuação como Larissa na novela premiada, perdeu o troféu para a atriz Christiane Paul. Além da brasileira, a alemã superou a filipina Jodi Sta. Maria e a inglesa Judi Dench, atriz que ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 1999 por “Shakespeare Apaixonado”
Alexandre Nero, que concorria pelo segundo ano consecutivo ao prêmio de melhor ator, também não levou o troféu. Indicado por sua atuação como o anti-herói Romero Rômulo de “A Regra do Jogo”, ele perdeu o prêmio para o ator Dustin Hoffman, ganhador do Oscar em duas ocasiões (Kramer vs Kramer (1979) e Rain Man (1988)).
Momentos antes da cerimônia, Nero brincou sobre a probabilidade de ganhar, citando os feitos da carreira de Hoffman. “Chega a ser difícil, mas não é impossível”, afirmou ele que ainda contou estar com um terçol. “Alguém na face do planeta Terra já recebeu um prêmio desses com terçol?”, questionou com bom humor.
O Brasil também concorria nas categorias de comédia, com o novo “Zorra”; minissérie ou telefilme, com “Os Experientes”; e programa não-roteirizado de entretenimento, com “Adotada”, exibido pela MTV
Vitórias passadas
O Brasil levou o Emmy de melhor novela nos últimos quatro anos consecutivos. “Império”, de Aguinaldo Silva, saiu vitoriosa no ano passado. Em 2014, a premiada foi “Joia Rara”, de Duca Rachid e Thelma Guedes. Em 2013, a vitória foi de “Lado a Lado”, de autoria de Claudia Lage e João Ximenes Braga. Elas foram precedidas por “O Astro”, de Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro, campeã de 2012. Antes, em 2009, “Caminho das Índias”, de Glória Perez, também levou a estatueta.
Em 2015, a série “Doce de Mãe”, estrelada por Fernanda Montenegro, levou o prêmio de melhor comédia. “A Mulher Invisível” levou o prêmio da categoria em 2012.
Confira abaixo os vencedores nas categorias na qual o Brasil foi indicado:
MELHOR ATOR
Dustin Hoffman (Roald Dahl’s Esio Trot) – Reino Unido
Alexandre Nero (A Regra do Jogo) – Brasil
Florian Stetter (Nackt Unter Wölfen) – Alemanha
James Wen (Echoes of Time) – Cingapura
MELHOR ATRIZ
Judi Dench (Roald Dahl’s Esio Trot) – Reino Unido
Jodi Sta. Maria (Pangako Sa’yo) – Filipinas
Grazi Massafera (Verdades Secretas) – Brasil
Christiane Paul (Unterm Radar) – Alemanha
COMÉDIA
Dix Pour Cent – França
Hoff the Record – Reino Unido
Puppet Nation ZA – África do Sul
Zorra – Brasil
NOVELA
30 Vies – Samuel Pagé – Canadá
Bridges of Love – Filipinas
A Regra do Jogo – Brasil
Verdades Secretas – Brasil
MINISSÉRIE
Capital – Reino Unido
Nackt unter Wölfen – Alemanha
Os Experientes – Brasil
Splash Splash Love – Coreia do Sul
PROGRAMA DE ENTRETENIMENTO NÃO-ROTEIRIZADO
Adotada, Brasil;
Allt för sverige, Suécia;
Gogglebox, Reino Unido;
I can see your voice, Coreia do Sul.
uol