Os municípios amazonenses de Iranduba, Presidente Figueiredo, Manacapuru e a capital Manaus ficaram sem energia na tarde dessa quinta-feira (30).
Em nota, a Eletrobras Distribuição Amazonas informou que o Operador Nacional do Sistema (ONS), registrou às 13h09, horário local, desligamento do Linhão Tucuruí-Manaus, no trecho Oriximiná-Silves.
O sistema começou a ser religado gradativamente por volta das 13h40. Em alguns pontos de Manaus faltou luz por, pelo menos, uma hora e meia. Houve congestionamentos na cidade por causa dos semáforos desligados.
O apagão ocorreu no mesmo dia em que a tarifa de energia no Amazonas ficou cara. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um reajuste de 21,57% para os consumidores residenciais e de 17,78% para os consumidores de média e alta tensão.
O aumento será cobrado em dezembro e de acordo com o ciclo de faturamento e vencimento de cada cliente.
Segundo nota da Eletrobras Distribuição Amazonas, a nova tarifa reflete os custos de transmissão, de compra de energia e encargos setoriais. Além disso, prevê uma recuperação na tarifa dos prejuízos que a empresa teve em 2015.
A Eletrobras afirma que, mesmo com ações intensivas de combate à fraude e ao furto de energia, as perdas globais atingiram cerca de 40% da energia injetada no ano passado.
Das 120 mil inspeções realizadas em 2015, foram encontradas 62 mil irregularidades.
A empresa pede que a população denuncie o furto de energia e fraude de medidores na Central de Atendimento 0800 701 3001 ou pelo site www.eletrobrasamazonas.com.
ebc