O transporte dos corpos das vítimas do acidente aéreo que deixou 71 pessoas mortas na Colômbia, na última terça-feira (29), começam a ser trazidos para o Brasil nesta sexta-feira (30). O itinerário do vôo foi divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores.
A decolagem de Medellín está prevista para as 19h de hoje, pelo horário de Brasília. O avião deve voar por quatro horas e meia até Manaus, onde fará uma parada técnica para abastecimento. De lá, segue por mais seis horas até Chapecó (SC).
A viagem terá uma duração total de 12 horas, contando com o tempo de parada para abastecimento. Assim, a previsão é de que a aeronave pouse no aeroporto catarinense às 7h de sábado.
O presidente Michel Temer vai acompanhar a chegada dos corpos das vítimas. Ele deve participar de uma cerimônia no aeroporto, mas não irá ao velório coletivo na Arena Condá.
Velório
A cerimônia que aconteceria no meio-dia da sexta foi reagendada para sábado. A Arena Condá estará aberta para receber a torcida e a população de Chapecó em geral, após uma cerimônia inicial fechada, com a presença apenas dos familiares das vítimas. A organização espera receber cerca de 100 mil pessoas ao longo do velório, sendo que o acesso público só poderá acontecer nas arquibancadas.
Após a cerimônia, os corpos serão liberados e as famílias poderão levá-los para as respectivas cidades. Em Chapecó, permanecerão os corpos de pessoas ligadas ao clube e os jornalistas locais.