O baralho do Crime, criado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) para estimular a participação da população na busca por criminosos foragidos, já foi atualizado 110 vezes desde sua criação, no ano de 2011. Após exibir os rostos dos criminosos mais procurados do estado, 68 prisões foram feitas.
Escondido em São Paulo, capital, o Valete de ‘Paus’ Alexsandro Sales Santos, o Leque, 23 anos, foi a última prisão do ano de integrantes da ferramenta. Preso pela polícia paulista, Leque era procurado por homicídio e foi conduzido para Salvador na última sexta-feira (23).
Além dos presos, 18 procurados tiveram os pedidos de prisão revogados ou extintos a pedido da Justiça, e 24 morreram em confronto com a polícia. De acordo com o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, o crescimento nas prisões ocorreu pelo aumento das denúncias.
A ferramenta está disponível no site da SSP, através do link do Disque Denúncia. Para colaborar não é preciso identificar-se, basta entrar em contato através dos números (71) 3235-0000 (capital e Região Metropolitana) e 181 (para interior). A SSP pede que em 2017 os baianos continuem contribuindo para a manutenção da segurança no estado.