A leucemia é um câncer que atinge o sangue, mais especificamente os leucócitos ou glóbulos brancos, que são responsáveis pela defesa do organismo contra a presença de micro-organismos invasores. Os sintomas desta doença que atinge adultos, mas que é bem nociva para as crianças são bem peculiares e os pais devem ficar atentos em relação a ela. “Os sintomas da leucemia em criança normalmente são os seguintes: cansaço, palidez, dores nas pernas, dores no corpo, manchinhas no corpo, sangramento… Basicamente são estes os sintomas”, disse Dra. Laura Fontes, oncologista que trabalha no Hospital Martagão Gesteira, onde Gustavo estava internado.
Outra característica da leucemia é que ela precisa de exames específicos para que ela seja descoberta. É preciso que se faça um hemograma para ver se há alterações, porém o procedimento decisivo, ou seja, aquele que pode definir se a pessoa tem ou não são os procedimentos feitos após a coleta da medula como: mielograma, biópsia, imunofenotipagem e cariótipo.
Apesar de toda a preocupação, de acordo com as informações de Dra. Laura Fontes, não existe uma forma concreta de prevenção da doença ou algum fator de risco como por exemplo a hereditariedade. “O contágio pode acontecer em qualquer faixa etária com ou sem histórico familiar. Infelizmente a adquirição da doença ocorre de maneira um pouco aleatória, ou seja, não existe um fator de risco que faça com que determinada pessoa tenha pré-determinação para ter a leucemia”, finalizou a médica.
Varela Notícias