Com Juninho expulso após receber o segundo cartão amarelo, em meados da primeira etapa, o Bahia precisou buscar fôlego para segurar o Fortaleza, dentro do Castelão e sair da capital cearense com o empate por 0x0. O tricolor, mesmo com um homem a menos se portou bem em campo, mostrando consistência no sistema defensivo e faltou um homem deligação no ataque para conseguir um resultado melhor.
O empate, no entanto, acabou sendo um bom resultado no início da participação do tricolor baiano no Nordestão. Na segunda etapa, já com o time cansado, Tiago, Armero e Jean salvaram em duas boas oportunidades de gol do time cearense. Destaques da partida para Armero, que mostrou que está bem fisicamente e segurou todas as jogadas pela ponta esquerda, retornando bem na marcação e Tiago, com bastante segurança. Zé Rafael, que fez boa estreia no torneio na Flórida, quase não apareceu em campo e acabou substituído por Mateus Sales, após a expulsão de Juninho.
O Bahia volta a campo no domingo, no estádio Pituaçu, contra o Jacobina, iniciando a participação no Baianão. No próximo sábado (04) o tricolor volta a jogar pelo Nordestão contra o Moto Clube, em Salvador.
A partida começou bastante disputada, com as duas equipes tentando o gol.
O Esquadrão de Aço chegou a balançar as redes, com Hernane, mas o árbitro anulou o gol, ficando a dúvida se o atacante estava ou não impedido.
Aos 18, Régis tocou para Zé Rafael, que deixou Hernane livre. O camisa 9 tricolor bateu no ângulo, mas o assistente marcou impedimento.
Ainda na primeira etapa, o volante Juninho foi expulso injustamente, após receber o segundo cartão amarelo.No domingo (29), o tricolor faz a primeira partida no Campeonato Baiano, enfrentando o Jacobina, às 18h30 (de Salvador), no estádio de Pituaçu.
Guto
O técnico Guto Ferreira, do Bahia, considerou o resultado final como positivo. “Já prevíamos dificuldades no início de competição: tivemos gol mal anulado, expulsão sem critério, do outro lado teve muita pancadaria, mas nossa responsabilidade não é ficar reclamando.Precisamos melhorar no aspecto transição para o ataque. Fizemos boas jogadas com a bola no chão”.
Segundo o técnico, o Bahia superou o “friozinho” da estreia. “O Juninho foi expulso quando começamos a tomar conta da partida. Os passes se encaixavam. Estávamos relativamente bem e teve a expulsão. No final, a gente com 10, eles não tiveram força e ainda atacamos”.
Guto Ferreira não adiantou sobre a equipe de domingo contra o Jacobina, mas doisse que vai jogar para estrear com triunfo.
Fortaleza x Bahia
Copa do Nordeste – Grupo B – 1ª rodada
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 26/01/2017
Horário: 21h30 (horário da Bahia)
Árbitro: Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE)
Assistentes: Marlon Rafael Gomes de Oliveira e Francisco Chaves Bezerra Júnior (ambos de PE)
Cartões amarelos: Gastón, Rodrigo Andrade, Vacaria (Fortaleza) / Renê Júnior, Juninho (duas vezes), Jean, Hernane (Bahia)
Cartões vermelhos: Juninho (Bahia)
Gols:
Fortaleza: Marcelo Boeck; Jefferson, Heitor, Ligger e Gastón; Anderson Uchôa, Vacaria (Allan Vieira), Rodrigo Andrade (Patuta) e Gabriel Pereira; Lúcio Flávio e Juninho Potiguar (Wesley). Técnico: Hemerson Maria
Bahia: Jean; Eduardo, Tiago, Jackson e Armero (Éder); Renê Júnior, Juninho e Régis; Zé Rafael (Matheus Sales), Allione (Diego Rosa) e Hernane. Técnico: Guto Ferreira.