O Brasil vai ser muito bem representado no próximo Miss Universo, no domingo (29). Raissa Santana, de 21 anos, é a segunda negra eleita mulher mais bonita do país. Ao representar o Paraná em 2016, a modelo levou o título de Miss Brasil e agora vai competir com mais 85 candidatas do mundo inteiro nas Filipinas, país da última vencedora do concurso, Pia Wurtzbach.
Uma das competidoras do Miss Universo ganhou destaque entre o público brasileiro. Representante da Dinamarca, Christina Mikkelsen foi comparada com Grazi Massafera nas redes sociais. A atriz brasileira, antes de participar do Big Brother Brasil, coincidentemente também foi miss, representando o Paraná. “Igualzinha!”, “Jurei que era a Grazi”, “Grazi, é a sua gêmea!”, “Achei que era a Grazi”, comentaram alguns dos seguidores do Instagram oficial do concurso. O movimento foi o mesmo na rede social da miss. “Parece a Grazi mesmo”, “É a Grazi Massafera!”, comentaram admiradores da intérprete de Luciane, da novela A Lei do Amor .
A vencedora do último Miss Universo foi a filipina Pia Wurtzbach, mas para ser coroada, a modelo passou por uma baita saia-justa. Por um erro do apresentador do concurso, Steve Harvey, a Miss Colômbia da época, Ariadna Gutiérrez, foi coroada Miss Universo por poucos segundos. Ao se dar conta da gafe que mexeu com o emocional das finalistas, ele pediu desculpas e a coroa passou para a filipina, o que causou mal-estar no palco e virou assunto nas redes sociais. Menos de um mês após o Miss Universo 2015, a representante da Colômbia desculpou o apresentador.
Raíssa
Irmã mais velha de uma família com cinco filhos, jovem trabalhadora, negra e filha de uma empregada doméstica. A Miss Brasil 2016 Raissa Santana, de Umuarama, no noroeste do Paraná, é o orgulho da mãe Rosineide Oliveira Santana.
“A Raissa é um exemplo de luta. Algumas vezes, ela ficou triste e desanimada porque o preconceito ainda é muito presente na nossa sociedade. Alguns comentários sobre a pele dela e sobre onde nós morávamos a deixaram muito triste, mas ela batalhou e venceu. Ela é maravilhosa”, diz.
Raissa nasceu na Bahia e quando ainda era criança mudou com a mãe e a família para o noroeste do Paraná. A menina cresceu, cuidava dos irmãos enquanto a mãe trabalhava, e depois começou a trabalhar para ajudar em casa. Aos 21 anos, foi escolhida a jovem mais bonita do país.
“Minha filha é uma negra linda, sempre muito batalhadora e humilde. Logo depois de ser descoberta se dedicou muito. Quando começou a participar de concursos algumas pessoas diziam que ela não podia ser miss porque ela morava na favela. Um preconceito sem cabimento. Agora ela mostrou o quanto pode. Para conquistar um sonho não há limite”, relata a mãe da Miss Brasil.