A 1ª Vara da Fazenda Pública de Camaçari, na região metropolitana de Salvador determinou que a Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) regularize o fornecimento de energia da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Arembepe, no litoral norte da Bahia, que foi inaugurada em dezembro de 2016.
Por meio de nota, a prefeitura informou que a unidade foi inaugurada pela gestão passada já com a energia cortada. Caso a luz não seja restabelecida em 24 horas, a partir desta terça-feira (7), a Coelba pode pagar uma multa de R$ 10 mil por dia segundo estipulado pelo juiz César Augusto Borges de Andrade.
Já a Coelba, também em nota, disse que após contato com a nova gestão da prefeitura de Camaçari e visita técnica realizada no local, a companhia já programou a ligação de energia. Caso todos os requisitos técnicos sejam atendidos, a ligação da UPA de Arembepe será concluída até a primeira quinzena do mês de março.
A companhia informou que não foi notificada da decisão judicial. Conforme a empresa, nunca houve ligação de energia formal para a UPA de Arembepe. A Coelba explica ainda que recebeu, em agosto 2015, a solicitação da prefeitura para ligação de energia da unidade. Contudo, a gestão anterior (2012-2016) de Camaçari não havia realizado a construção da subestação da UPA, que era de responsabilidade do município, então a Coelba notificou o órgão público informando que só poderia realizar a ligação após a conclusão destas obras. Após notificação, a companhia não recebeu nenhuma outra solicitação da prefeitura para ligação da referida UPA.
G1